Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 284 estudantes concluintes da Univasf farão o Enade 2016

Notícias

284 estudantes concluintes da Univasf farão o Enade 2016

publicado: 16/11/2016 16h57 última modificação: 16/11/2016 16h57
Renata Freitas

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2016 será realizado neste domingo (20) em todo o Brasil. Este ano, 284 estudantes concluintes de cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) farão a prova. Participarão desta edição do Enade estudantes da Univasf que estão concluindo os cursos de Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia. Os discentes concluintes também precisam preencher o Questionário do Estudante até domingo. 

O procurador Educacional Institucional da Univasf, João José de Simoni Gouveia, explica que são inscritos no Enade todos os estudantes considerados como ingressantes e concluintes destes cursos. No entanto, apenas aqueles que estão concluindo a graduação deverão fazer a prova, que será realizada a partir das 12h30 pelo horário local (13h30 pelo horário de Brasília), com o fechamento dos portões marcado para as 12h pelo horário local (13h pelo horário de Brasília). A relação de inscritos no Enade 2016 e o Manual do Estudante estão disponíveis no site da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Univasf. 

Somente após preencher o Questionário do Estudante, o discente será informado sobre seu local de prova, por meio do Cartão de Informação do Estudante. Gouveia ressalta que o Enade é componente curricular obrigatório e os concluintes que não preencherem o formulário e/ou não realizarem a prova do Enade 2016 ficarão irregulares e só poderão colar grau após a regularização da sua situação junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por volta de agosto/setembro de 2017. 

O exame tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento, conforme consta no Manual do Estudante. 

O procurador João Gouveia lembra que o resultado do Enade também é utilizado para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos superiores: o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). “Seu resultado também tem impacto direto nos processos de renovação de reconhecimento de cursos de graduação”, frisa.