Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 5º Simpósio da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) da Univasf acontecerá de 26 a 28 de janeiro de 2023

publicado: 12/12/2022 11h52 última modificação: 12/12/2022 11h55
Júlia Mendes

O card tem fundo preto com alguns ícones, em branco, simulando xilogravos, que remetem à saúde e ao Nordeste. No título, em caixa alta e fonte branca, está escrito “Simpósio”. Logo abaixo, em fonte branca vazada e caixa alta, está a palavra “Lamfac”, posicionada de forma mais inclinada. Em seguida, pode ser encontrado o nome “Univasf” em caixa alta e fonte branca. Centralizado no card está o número 10, em vermelho, e a palavra “anos” escrita em letras brancas cursivas. Abaixo dessa informação, está a frase “Pensar no ontem, agir no hoje, sonhar com o amanhã” em letras brancas cursivas.

Pensar no ontem, agir no hoje, sonhar com o amanhã. Este é o tema do 5º Simpósio da Liga Acadêmica (LA) de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que acontecerá entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2023, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento também marca o aniversário de 10 anos da Lamfac e contará com palestras, oficinas e núcleos temáticos. As inscrições podem ser realizadas até 20 de janeiro de 2023.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o formulário on-line, disponível no Instagram da Liga. Na inscrição será cobrada uma taxa. O evento irá promover um espaço de reflexão sobre a história da Lamfac e apresentará as perspectivas para os próximos dez anos. Além disso, o Simpósio viabiliza o diálogo entre os diversos conhecimentos que estão presentes na Atenção Primária à Saúde.

Ao longo dos três dias de evento, serão tratados temas que foram de grande relevância há 10 anos e que continuam sendo desafiadores, ou voltaram a estar presentes na área da Medicina de Família e Comunidade, como as doenças negligenciadas, desenvolvimento infantil e o controle de doenças crônicas não transmissíveis. Também estarão em pauta assuntos como saúde das pessoas transexuais e travestis, direitos sexuais e reprodutivos, e o envelhecimento popular.

O presidente da Lamfac, Acelino Holanda, discente do 6º período do curso de Medicina, destaca que o simpósio é um evento em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), pela saúde da comunidade e formação dos profissionais e estudantes sobre as necessidades da população. “Ao considerar a saúde como produto social dos mais diversos determinantes, entendemos que o Brasil tem passado por um período muito desafiador e triste, especialmente durante a pandemia. Nesse contexto, nosso simpósio tem a sua importância baseada na produção e proposição de perspectivas sobre esse quadro, dada a nova conjuntura que se forma para os próximos anos”, pontua.

A Lamfac, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é formada por um grupo de estudantes com interesse pela área de Medicina de Família e Comunidade. A LA realiza atividades que visam sensibilizar mais estudantes para a formação de médicos generalistas e voltados para o SUS. Holanda ressalta que a Liga tem um histórico importante de atividades voltadas para a população. “Temos projetos que impactam a comunidade, como hortas, projetos de educação em saúde e puericultura. Além disso, buscamos sempre proporcionar aos ligantes vivências únicas que são essenciais para a prática médica”, relata.

Para mais informações sobre a Lamfac e o Simpósio, basta acessar o Instagram da Liga.