Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 8º Ciclo de Palestras Técnicas Infra discute drenagem e gestão das águas pluviais urbanas em transmissão ao vivo hoje (16)

Notícias

8º Ciclo de Palestras Técnicas Infra discute drenagem e gestão das águas pluviais urbanas em transmissão ao vivo hoje (16)

publicado: 16/12/2020 11h46 última modificação: 16/12/2020 11h46
Layla Shasta

O Ciclo de Palestras Técnicas Infra, projeto de extensão vinculado ao Colegiado de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai realizar hoje (16) a sua 8º edição. Com o tema “Drenagem e Gestão das Águas Pluviais Urbanas: Buscando a resiliência frente a eventos extremos”, a palestra será transmitida pelo canal da TV Caatinga no YouTube, a partir das 19h. Esta edição contará com a participação da docente da Universidade Federal do ABC (UFABC) Melissa Graciosa.

Engenheira civil e especialista em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Melissa atua na área de drenagem urbana e controle de enchentes, além de modelagem hidráulico-hidrológica de cheias urbanas, drenagem sustentável e planejamento para manejo das águas pluviais urbanas. Além disso, como docente e pesquisadora do curso de Engenharia Ambiental e Urbana da UFABC, ela desenvolve pesquisas sobre modelagem das cheias urbanas, soluções baseadas na natureza para a drenagem urbana e tecnologias para a infraestrutura de drenagem na urbanização de assentamentos precários. No YouTube, os interessados em acompanhar a palestra podem marcar um lembrete para serem alertados quando a transmissão iniciar. Durante a live, estará disponível um link para assinatura de presença e obtenção de certificado.

O Ciclo de Palestras Técnicas Infra conta com apoio dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) e da Bahia (CAU/BA). Com palestras de periodicidade semestral, o projeto visa possibilitar o acesso e a troca de conhecimentos entre os diversos atores da indústria técnica de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), envolvendo discentes, professores, profissionais técnicos e gestores. A iniciativa, que tem, ainda, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, viabiliza à comunidade acadêmica e externa o contato com inovações científicas, sociais e tecnológicas nas áreas de AECO, incentivando práticas sustentáveis no mercado da construção civil e no setor público da região, bem como influenciando na formação de profissionais e na cultura urbanístico-construtiva local.