Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 8º Congresso Nordestino de Educação Médica e 1º Fórum de Metodologias Ativas em Saúde serão realizados em Paulo Afonso

publicado: 16/03/2018 11h41 última modificação: 16/03/2018 11h41
Mônica Santos

Agregar as escolas médicas da região Nordeste e discutir as principais estratégias para implantação de metodologias ativas com foco na área de saúde. Estes são os objetivos principais do 8º Congresso Nordestino de Educação Médica (Conem) e do 1º Fórum Nordestino de Metodologias Ativas em Saúde (Fonemas). O evento, realizado pelo Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) acontece entre os dias 18 e 20 de maio no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Paulo Afonso (BA). As inscrições para ouvintes e para submissão de trabalhos estão abertas.

As inscrições são feitas pelo site do 8º Conem e do 1º Fonemas. Os valores variam a depender da data de inscrição e da formação do participante. Após a inscrição, é preciso enviar, em até 48 horas, o comprovante de pagamento e de vínculo como estudante ou docente, como declaração de matrícula, carteirinha de estudante ou declaração de vínculo com a instituição de ensino.

Já para submeter trabalhos é necessário enviar o resumo, com até 400 palavras e em formato PDF, para o e-mail fonemas2018@gmail.com. O prazo para submissão vai até 23 de abril e os trabalhos precisam se encaixar em um dos três eixos estabelecidos pelo congresso, que são: Metodologias Ativas, Educação e Atenção à Saúde. As apresentações serão em formato de pôster e oral e a divulgação dos resumos selecionados para apresentação está prevista para sair dia 5 de maio.

Metodologias ativas são métodos de ensino e aprendizagem que visam dar autonomia aos estudantes, descentralizando a figura do professor, tornando-o um mediador e fazendo com que a participação dos alunos seja mais ativa. A programação conta com minicursos, palestras, mesas redondas e oficinas. Estas últimas terão como temas: “Metodologias ativas enquanto instrumentos de inclusão de alunos com deficiência”; “Sistemas de avaliação nas metodologias ativas”; “Problematização no contexto da prática de ensino na comunidade”; e “Sistemas tutoriais de ensino-aprendizagem”, entre outros.

De acordo com Isaac Farias Cansanção, professor do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso e organizador do evento, esse é o momento de unir estudantes e profissionais que utilizam essas metodologias ou que queiram conhecê-las. “Pretendemos, com o evento, proporcionar a capacitação de docentes e discentes para, assim, melhorar o ensino aprendizagem, pois os cursos tradicionais, inclusive Medicina, precisam se adequar gradativamente a essas metodologias para aprimorar a formação dos estudantes”, afirma.