Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ABCP Nordeste e Univasf promovem curso de Escrita Solidária para ajudar vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

publicado: 22/05/2024 12h02 última modificação: 22/05/2024 12h02

Com o objetivo de colaborar financeiramente com vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) Regional Nordeste realiza o curso "Escrita Solidária: ação para o Sul". O curso será realizado no formato remoto, de 4 a 6 de junho, com o apoio das Universidades Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Federal de Alagoas (Ufal) e Federal da Bahia (UFBA), entre outras instituições apoiadoras. Podem participar aqueles que tenham concluído ou estejam matriculados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado, com interesse em desenvolver habilidades de escrita, aprender noções básicas de ortografia e entender como escrever melhor. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até as 12h do dia 4 de junho.

Os interessados devem se inscrever através de um formulário eletrônico, mediante o pagamento do valor de R$ 25,00. O curso será ministrado por Joyce Miranda Leão Martins, vice-diretora da ABCP Regional Nordeste e docente de Ciência Política no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O curso ocorrerá às 19h, terá duração de 6 horas e será dividido em duas partes, para abordar a escrita acadêmica e a escrita literária. Os valores arrecadados serão repassados às equipes de apoio que estão atuando no Rio Grande do Sul.

O curso “Escrita Solidária: ação para o Sul” pretende apresentar a escrita como ferramenta do conhecimento, da memória e da liberdade, abordar as especificidades da escrita literária e da escrita acadêmica, como suas aproximações e distanciamentos, além de truques para a escrita, segredos de estilo e noções básicas de ortografia. Baseado nas ideias de jornalistas, escritores e acadêmicos, o objetivo geral da ação é unir a escrita à solidariedade.

Segundo a diretora da ABCP Regional Nordeste e professora do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Univasf, Simone Viscarra, o curso de escrita será o primeiro de uma série de ações da associação, e foi escolhido por não haver distinção de área acadêmica para os participantes e assim poder contemplar o máximo de pessoas interessadas.  “Essa é uma ação que já tínhamos em mente e por tanto a escrita literária ou a escrita acadêmica serem temas bastante abrangentes, o curso irá contribuir com a formação de todas as áreas do conhecimento”, destaca a docente.