Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atividades letivas do semestre 2017.2 da Univasf iniciaram ontem (20)

Atividades letivas do semestre 2017.2 da Univasf iniciaram ontem (20)

publicado: 21/11/2017 15h55 última modificação: 23/11/2017 15h59
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens Juciane Aleixo As aulas do Semestre Letivo 2017.2 começaram para calouros e veteranos.

As aulas do Semestre Letivo 2017.2 começaram para calouros e veteranos.

Cursar uma Universidade é o sonho de muitas pessoas. Ontem (20), muitos estudantes puderam dar o passo inicial em direção a esta realização. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) iniciou o semestre letivo 2017.2 e os novos alunos tiveram a oportunidade de conhecer colegas de diferentes cursos e ter o primeiro contato com a profissão que escolheram seguir.

Os seis Campi da Univasf receberam alunos novos. No Campus Sede, houve a entrada de estudantes de Medicina, Farmácia, Administração, Educação Física e Psicologia. Em Juazeiro, houve entrada nos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Ciências Sociais. No Campus Ciências Agrárias, os cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária receberam novos discentes. No Campus Senhor do Bonfim, houve o ingresso de calouros de Ciências da Natureza e Geografia; e em Paulo Afonso, de Medicina.

Além disso, no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), houve a entrada de estudantes de Antropologia e Química, cuja primeira turma recebeu as boas-vindas na noite de ontem, durante a Aula Inaugural do curso, que teve palestra do reitor Julianeli Tolentino de Lima sobre “A Pesquisa em Química dos Produtos Naturais: Desafios e Perspectivas”. A solenidade também marcou a abertura do segundo semestre letivo de 2017.

Nos demais Campi, ao longo da semana, haverá programações de apresentação dos cursos, em que os calouros poderão conhecer mais sobre as disciplinas que vão cursar, sobre a Univasf e seus novos colegas. Wotson Alves da Silva tem 23 anos e está no 9º período de Engenharia Agrícola e Ambiental e, seu irmão Wallace, de 18, começou ontem no mesmo curso. De acordo com eles, estudar em uma universidade de qualidade sem precisar sair de sua cidade foi o que os motivou a escolher a Univasf. “Eu sei que o semestre vai ser corrido, mas o meu objetivo é aproveitar ao máximo para me formar com uma boa experiência e, assim, conseguir um bom emprego”, afirma Wotson.

Já Beatriz Lopes, caloura de Engenharia Agronômica, escolheu o curso por ter afinidade com a área e porque o curso da Univasf era o mais viável, por ser em Petrolina e gratuito. “Estou animada para que não só o semestre, mas todo o curso seja produtivo, que eu goste e me encontre nesta área. Meu objetivo é conseguir me formar em tempo hábil, fazendo o curso em cinco anos e saindo para o mercado de trabalho com um bom referencial”, afirma Beatriz.

Débora Giovanna Rabelo veio de Fortaleza, no Ceará, para cursar Medicina, em Petrolina. “Cheguei a fazer dois períodos em outra instituição, mas quando passei na Univasf preferi vir para cá, pois é uma universidade conceituada, acessível e o curso tem renome. Eu me preparei para passar em uma universidade de qualidade e espero apresentar um bom rendimento”, conta a discente.

O coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Benoit Jean Bernard, ressalta que os estudantes têm direitos e deveres que os calouros precisam conhecer e que serão apresentados a eles durante a semana de integração. “Vamos nos reunir com eles e explicar que o transporte e uma alimentação acessível como a do Restaurante Universitário são recursos conquistados que eles precisam aproveitar, mas que o curso e a universidade precisam manter o renome a qualidade e isto é um dever dos estudantes, que precisam se envolver em projetos e se esforçar nas disciplinas, para caminharem bem e honrarem o investimento que o Estado faz neles”, declara.

registrado em: