Notícias
Aula Magna dos cursos de Geologia e História foi realizada segunda-feira (5) no Campus Senhor do Bonfim
O reitor Telio Leite e o pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro, ministraram a aula magna no Campus Senhor do Bonfim.
O Campus Senhor do Bonfim da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebe, no Período Letivo 2024.1, as duas primeiras turmas dos cursos de Geologia e História. Para marcar o início das atividades acadêmicas dessas graduações, foi realizada na última segunda-feira (5) uma aula magna ministrada pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e pelo pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro. Além de Geologia e História, também participaram do evento docentes e discentes do curso de Ecologia.
A cerimônia teve a mesa de abertura composta pelo reitor Telio Leite; pelo pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro; pelo diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), Thiê Gomes dos Santos, representando a Pró-Reitoria de Extensão (Proex); pelo diretor de Restaurantes, Bolsas e Auxílios, René Geraldo Cordeiro, representando a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae); e pelos coordenadores dos colegiados dos cursos de Ecologia, Airton de Deus Cysneiros Cavalcanti; de Geologia, Jéssica Miranda dos Santos; e de História, José Eduardo Clemente.
No primeiro momento da aula magna, o reitor Telio Leite fez um breve retrospecto sobre a criação da Univasf, ressaltando os principais marcos da história da Universidade, que completa 20 anos em outubro, especialmente sobre o início das atividades acadêmicas do Campus Senhor do Bonfim, em 2009. Já na segunda parte, o pró-reitor Marcelo Ribeiro fez uma abordagem filosófica e psicológica, tomando como inspiração a música “Enquanto Houver Sol”, sobre três temas: “A Relação do Universal e do Particular”, “O Processo de Conhecimento e do Conhecimento de Si” e “Limite/finitude, Acolhimento e Cuidado”
Mesa de abertura da aula magna. |
No auditório lotado, Wesley Kauan dos Santos Souza assistia atentamente a aula de abertura. Ele faz parte da primeira turma de Geologia e está entusiasmado para iniciar seus estudos na área que gosta. “É um curso que tem diversas áreas de trabalho nas quais poderei atuar. Além disso, vou poder aprender sobre a natureza, a composição do solo e das rochas, e eu gosto desse meio”, disse o estudante que mora em Filadélfia, cidade localizada a cerca de 35 km de Senhor do Bonfim.
A estudante Alice Nicole de Castro Silva mora no distrito de Igara, em Bonfim, e é ingressante do curso de História. “Sou apaixonada por História desde o Ensino Médio, acredito que até antes disso. Então estou com uma expectativa muito grande de começar a estudar e de fazer parte da primeira turma do curso”, comentou Alice.
A coordenadora do curso de Geologia, Jéssica Miranda, ressaltou que a expectativa para o início da nova graduação não está apenas na formação de profissionais qualificados, mas também no desenvolvimento sustentável da região. “Esperamos formar geólogos preparados para atuar tanto no setor público quanto no privado. A demanda por geólogos qualificados é crescente, e a região de Senhor do Bonfim necessita de profissionais bem-preparados para explorar e gerenciar seus recursos de maneira responsável. A colaboração entre a universidade e a comunidade pode resultar em soluções práticas para problemas locais, promovendo um desenvolvimento mais equitativo e sustentável”, disse.
Docentes e discentes participaram do evento.
As questões regionais também foram destacadas pelo coordenador do Colegiado de História, Eduardo Clemente. “O curso é o resultado de um projeto para a região, para pensarmos as questões de identidade do território norte do Piemonte do Itapicuru, do qual o Bonfim é um polo. Então, o curso de História nasce na perspectiva não só de formar professores, mas também de formar pesquisadores que procurem desvendar a identidade local, dando ênfase à história da Bahia, à história local e, em certa medida, a um processo de compreensão da nossa história regional”, destacou Clemente.
O reitor Telio Leite ressaltou o quanto é simbólico o início de mais um período letivo para a Universidade. “No início do período, há dois eventos importantes: o ingresso de novos estudantes e as colações de grau. Hoje, estamos vivendo mais um momento especial, principalmente por estarmos recebendo as primeiras turmas dos cursos de Geologia e História. No futuro, entregaremos à sociedade mais profissionais qualificados, que é o nosso propósito institucional”, declarou o reitor da Univasf.
Recepção aos Calouros
Ainda ontem (5), no Campus Senhor do Bonfim, foi realizada a recepção aos calouros em dois momentos. No período da tarde, às 15h, foram recepcionados os ingressantes dos cursos de Ecologia, Geologia e História; e à noite, às 19h, foi a vez dos estudantes dos cursos de Ciências da Natureza e Geografia serem recebidos no primeiro dia de aula do Período Letivo 2024.1. O reitor Telio Leite também esteve presente no acolhimento aos calouros. A recepção aos calouros tem o intuito de promover um momento de acolhimento e integração aos discentes, no qual setores importantes para os ingressantes apresentam seus serviços e equipes.
Recepção aos calouros dos cursos de Ciências da Natureza e Geografia. |
Em Senhor do Bonfim, foram apresentadas as Pró-Reitorias de Ensino (Proen); de Assistência Estudantil (Proae); de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI); de Extensão (Proex); e as Secretarias de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e Tecnologia da Informação (STI), além do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).
A caloura Dariana Santos ingressou no curso de Ecologia e está com boas expectativas em relação à graduação. A estudante considerou importante este acolhimento no início das aulas. “Gostei de conhecer os setores; as informações passadas foram bem esclarecidas. Espero, neste curso, aprofundar meus conhecimentos e, após a graduação, continuar estudando na área”, afirmou.
A recepção aos calouros está sendo realizada em todos os campi, exceto Paulo Afonso. Na segunda-feira (5), pela noite, aconteceu a recepção para os ingressantes do curso de Ciências Sociais, no Campus Juazeiro. O acolhimento também ocorreu, ontem (6), no Campus Sede e no Campus Ciências Agrárias. Hoje (7), os calouros dos cursos diurnos do Campus Juazeiro estão sendo recepcionados no Complexo Multieventos. Amanhã (8), será a vez dos ingressantes do Campus Salgueiro serem recepcionados e os do Campus Serra da Capivara serão recebidos no dia 15 de agosto.