Notícias
Cafma celebra 10 anos como referência em análises químicas, pesquisa e inovação na Univasf

A Cafma ajuda na formação de estudantes de graduação e de pós-graduação.
A Central de Análise de Fármacos, Medicamentos e Alimentos (Cafma) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) celebra, hoje (16), uma década de atuação dedicada ao desenvolvimento científico, à formação de recursos humanos e à prestação de serviços especializados nas áreas de Farmácia, Química e Alimentos. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB), a Central consolidou-se como um importante centro multiusuário de apoio à pesquisa acadêmica e tecnológica e comemora a aquisição de novos equipamentos previstos para 2026.
Criada com o objetivo de fortalecer a pesquisa científica e tecnológica, a Cafma atua na análise química de amostras e na formação de estudantes de graduação, por meio da iniciação científica e tecnológica, além de mestrandos, doutorandos e pesquisadores em estágio de pós-doutorado. Ao longo de seus 10 anos de atuação, a Cafma teve papel fundamental no desenvolvimento de 136 trabalhos acadêmicos na área de química de produtos naturais. Desse total, 68 trabalhos foram desenvolvidos no âmbito da Iniciação Científica, envolvendo estudantes de graduação, além de 17 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). A Central também contribuiu diretamente para a formação na pós-graduação, com 25 dissertações de mestrado, 24 teses de doutorado e dois trabalhos de pós-doutorado.
![]() A Central é coordenada pelo professor Jackson Guedes. |
“Acredito que o maior legado da Cafma seja justamente a formação de pessoas. Muitos dos alunos que passaram pelo laboratório hoje são professores, seja na Univasf, em institutos federais da região, em outras universidades do Nordeste, do Brasil e até no exterior”, afirma o professor do Colegiado de Farmácia Jackson Guedes, coordenador da Central.
A implantação da Cafma foi aprovada por meio da Chamada Pública do Proinfra, em 2011, marco fundamental para a sua estruturação. A Central iniciou oficialmente suas atividades em 2016 e, desde então, vem atuando como um espaço multiusuário estratégico. Além de atender à comunidade acadêmica da Univasf, a Cafma presta serviços a outras universidades, órgãos de pesquisa e estabelecimentos públicos e privados, oferecendo análises químicas e assessoria técnica especializada.
Os serviços contemplam produtos de origem química, farmacêutica, cosmética e alimentícia, utilizando tecnologia de ponta, padrões rigorosos de qualidade e equipamentos de alto desempenho. Entre os equipamentos disponíveis estão sistemas de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC-DAD), espectrofotômetros de ultravioleta (UV) e infravermelho (IV), além de um espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de 400 MHz, único equipamento dessa natureza instalado no interior do Nordeste.
Graças a essa infraestrutura, a Cafma tornou-se referência na obtenção de espectros de RMN para diversas finalidades, como a elucidação estrutural de produtos naturais, o controle de qualidade de sucos de frutas e vinhos produzidos no Vale do São Francisco e a caracterização de complexos de inclusão entre produtos naturais e ciclodextrinas, com importantes aplicações na área de tecnologia farmacêutica.
![]() O RMN representa uma tecnologia de ponta na Central. |
Em 2026, a Cafma contará com novos equipamentos, ampliando ainda mais a sua capacidade de atendimento à comunidade científica. Entre eles está a aquisição de um Sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada à Espectrometria de Massas (LC-MS), com analisador Orbitrap Exploris, obtido com recursos do Edital Proinfra da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O equipamento possibilitará análises de alta resolução e elevada exatidão de massa, fundamentais para estudos avançados de metabolômica, identificação de compostos bioativos, elucidação estrutural, controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos com aplicações farmacêuticas, alimentícias e cosméticas.
Além do LC-MS, a Central irá instalar, com recursos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), outros equipamentos estratégicos que ampliam o portfólio de técnicas disponíveis: Sistema de Cromatografia de Partição Centrífuga (CPC), Sistema de Cromatografia em Camada Delgada de Alta Performance (HPTLC) e polarímetro digital.
Para Guedes, a ampliação da infraestrutura, a partir de 2026, abre novas perspectivas para linhas de pesquisa mais avançadas, especialmente nas áreas de metabolômica e desreplicação, campos relativamente recentes na pesquisa com produtos naturais, permitindo estudos mais precisos das plantas do bioma Caatinga. “Além disso, esses novos equipamentos vão possibilitar o desenvolvimento de outros estudos, como análises de mel, sucos de frutas e vinhos, bem como a prestação de consultorias técnicas para empresas da região. A instalação dessa nova infraestrutura, a partir de 2026, amplia significativamente as possibilidades de atuação da Cafma e fortalece ainda mais sua contribuição científica e tecnológica”, finalizou o coordenador.


