Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Salgueiro da Univasf promove o curso "O som que liberta a alma: história e música na capoeira"

publicado: 24/07/2023 12h05 última modificação: 24/07/2023 12h05
Nicole Muniz

Com foco na história e música da capoeira, o Campus Salgueiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o curso de extensão "O som que liberta a alma: história e música na capoeira", entre os dias 27 e 28 de julho. O curso faz parte do conjunto de ações do projeto de extensão "Capoeira no Campus: uma volta ao mundo para colocar a multisetorialidade em jogo" e será realizado na sala 2 do Campus Salgueiro, em parceria com o grupo Muzenza de capoeira. As inscrições estão abertas até esta quarta-feira (26)

As inscrições para participar devem ser realizadas através de formulário de inscrição. O curso, ministrado pelo historiador Didier Jr., visa promover a prática de capoeira no Campus como forma de incentivar a integração social, a promoção da saúde e bem-estar, a valorização da diversidade cultural, e oferecer uma imersão na etnomusicologia da capoeira, com aulas sobre tradição oral e arte na musicalidade da capoeira e capoeira na contemporaneidade.

Segundo o docente do Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro e coordenador do projeto, Éverton Crístian de Souza, a expectativa é de que os aspectos históricos e culturais da capoeira sejam reconhecidos pela comunidade, além dos seus meios e instrumentos de resistência e promoção da inclusão. “O intuito desse curso é mostrar que o conhecimento é a melhor arma de combate ao preconceito”, afirma o professor.

O Projeto de Extensão “Capoeira no Campus” surgiu da necessidade de acolher o grupo de capoeira Muzenza que treinava no espaço da antiga estação de trem de Salgueiro (RFFESA). Atualmente o terreno é destinado à instalação do Campus Salgueiro. O projeto possui um conjunto de ações que visam à promoção da capoeira como instrumento de inclusão e promoção da diversidade e valorização da cultura afro-brasileira. As aulas ocorrem as segundas, quartas e sábados, na Escola Estadual Professor Manuel Leite, que oferece espaço físico para os encontros.