Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Senhor do Bonfim da Univasf realiza palestra sobre autismo e inclusão escolar

Notícias

Campus Senhor do Bonfim da Univasf realiza palestra sobre autismo e inclusão escolar

publicado: 06/05/2019 10h35 última modificação: 06/05/2019 14h40
Beatriz Granja
A palestra será realizada no dia 11 de maio, a partir das 9h, no Auditório da Escola Nova Sião.

A palestra será realizada no dia 11 de maio, a partir das 9h, no Auditório da Escola Nova Sião.

Discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É com este objetivo que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Senhor do Bonfim (BA), realizará a palestra “Refletindo Sobre o Autismo: Alguns Estudos Atuais e Inclusão Escolar”. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A palestra será realizada no dia 11 de maio, a partir das 9h, no Auditório da Escola Nova Sião, em Senhor do Bonfim (BA).

O encontro é uma oportunidade para que especialistas compartilhem com a sociedade estudos atualizados sobre o autismo e maneiras de como profissionais da educação podem trabalhar com a educação inclusiva. Os interessados em participar do evento devem realizar a inscrição prévia na Clínica Aceitar Estimular Incluir (AEI) ou na Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim (BA).

A palestra é uma organização do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) da Univasf e conta com o apoio da Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim, da Clínica Aceitar Estimular Incluir (AEI) e da Associação de Crianças Autistas de Senhor do Bonfim (ACASB).

Para Gisele Shaw, professora do Colegiado de Ciências da Natureza e uma das palestrantes, o encontro busca quebrar tabus sobre o olhar da sociedade diante as pessoas com autismo. “Autismo não tem cara, não se identifica uma pessoa com TEA pela aparência. Os comportamentos são diversas, dadas à heterogeneidade do espectro. Existem pessoas com autismo leve, moderado e severo, e cada autista individualmente é único em suas características. Daí a grande dificuldade de estudar a condição”, diz Gisele.