Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Senhor do Bonfim da Univasf realiza workshop sobre conservação e convivência com a Caatinga

publicado: 11/07/2017 15h07 última modificação: 11/07/2017 15h07
Mônica Santos

Estão abertas as inscrições para o 1º Workshop Vulnerabilidades Socioambientais e Desafios para Conservação da Biodiversidade na Caatinga. O evento é promovido pelo Colegiado de Ecologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Senhor do Bonfim, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e acontecerá no dia 9 de agosto, das 14h às 19h, no auditório do Campus.

As inscrições são gratuitas, feitas através do Sistema de Gestão de Eventos da Univasf, e se estendem até o preenchimento das vagas. A atividade trará palestras com temas variados sobre a Caatinga e sobre florestas tropicais secas, como a fauna, a relação entre as pessoas e os recursos naturais, políticas públicas para conservação do ecossistema e distribuição geográfica. Os palestrantes convidados são professores da Univasf, Unimontes e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além do Workshop, acontecerão também visitas de campo em São Raimundo Nonato e  no Boqueirão da Onça, de 10 a 12 de agosto, com a finalidade de estudar o bioma e de fomentar parcerias. O evento de extensão caracteriza-se por ser educativo e científico e tem por finalidade discutir de forma aplicada a importância da conservação da Caatinga, aliada a sua importância ecológica, cultural e econômica.

De acordo com o professor da Univasf e organizador do evento, Ernani Lins, o Workshop é importante por tratar de uma temática atual e de grande relevância. Além disso, promoverá a difusão de conhecimentos, buscando conhecer o bioma e as condições que o cercam, como a seca e o acesso a água e a outros recursos naturais.

“Queremos trazer a temática à tona para discutirmos a perda da biodiversidade e a condição de seca, entendermos as relações do homem com o bioma e quais estratégias podem ser traçadas para que haja a conservação da biodiversidade na Caatinga”, afirma Lins.