Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Medicina tem primeiro docente promovido à classe de titular

Colegiado de Medicina tem primeiro docente promovido à classe de titular

publicado: 22/05/2023 10h30 última modificação: 22/05/2023 10h30

O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) César Augusto da Silva é o primeiro docente do Colegiado de Medicina a ser promovido à classe de titular. Ele defendeu seu memorial acadêmico no dia 14 de abril, em sessão pública realizada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A defesa foi realizada de forma on-line, com transmissão pelo canal da CPPD - Univasf no YouTube, onde permanece disponível para visualização.

Participaram da comissão especial de avaliação do professor César da Silva os docentes Dilvani Oliveira Santos, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Vera Lucia de Menezes Lima, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Ana Maria de Castro, da Universidade Federal de Goiás (UFG); e Ricardo Luiz Dantas Machado, da UFF. Também esteve presente o presidente da CPPD da Univasf, professor Luis Alberto Valotta.

Docente da Univasf desde 2006, César Augusto da Silva é graduado em Ciências Biomédicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado em Bioquímica e doutorado em Ciências Biológicas - Área de Biotecnologia, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Silva também é pesquisador colaborador da UFPE. Ele tem experiência nas áreas de Bioquímica, Fisiologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças infectoparasitárias e negligenciadas, metabolismo de lipídeos e lipoproteínas.

Silva atua como coordenador e orientador de programas e projetos de extensão universitária voltados para educação, saúde, educação integral, formação de professores e políticas afirmativas. Foi coordenador Institucional do Programa Mais Educação Univasf (SEB/MEC) e do Programa Conexões de Saberes Univasf (SECADI/MEC), além de pró-reitor Adjunto de Integração, de 2007 a 2011, e titular da pró-reitoria no período de setembro de 2011 a fevereiro de 2012.

A expectativa do professor César da Silva nesta nova etapa como titular é continuar se dedicando às exigências e responsabilidades do cargo, a fim de cumprir as expectativas geradas pela promoção. “Alcançar a classe de professor titular, para além de chegar ao topo da carreira do magistério superior, representa reconhecimento pelas atividades desenvolvidas durante toda vida como docente”, afirma.

Para ele, a promoção reafirma o compromisso com o fomento da educação pública de qualidade e produção de conhecimento acessível para a população. “Receber essa promoção em uma Instituição Pública de Ensino nos obriga cada vez mais a defender a Universidade Pública Brasileira”, destaca o docente.

Esta foi a primeira sessão pública para progressão à classe de professor titular realizada em 2023 pela CPPD. A Univasf possui, até o momento, 18 professores titulares em seu quadro docente.