Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Combate às violências de gênero será tema de Simpósio na Univasf

Combate às violências de gênero será tema de Simpósio na Univasf

A submissão de trabalhos para o I Simpósio de Gênero e Sexualidades do Sertão (Simgesex) pode ser feita até 21 de novembro

publicado: 17/11/2017 10h43 última modificação: 17/11/2017 10h43
João Pedro Ramalho

“O combate às violências de gênero: resistência, modos de cuidado e garantia de direitos”. Este é o tema do I Simpósio de Gênero e Sexualidades do Sertão (Simgesex), que será promovido pelo Coletivo SexualidadeS no Plural, o Grupo de Estudos em Saúde Sexual e Gênero da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento acontecerá no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), entre os dias 1º e 2 de dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais, representantes de movimentos sociais e demais pessoas da comunidade. Restam aproximadamente 40 vagas.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online. Os inscritos também poderão submeter um resumo de pesquisas ou de relatos de experiência até a próxima terça-feira (21). Para isso, basta enviar o trabalho em formato PDF para o e-mail 1simgesex@gmail.com. As normas para submissão constam no site do evento.

A programação do Simgesex ainda não está completa, mas já pode ser consultada no site. De acordo com a professora do Colegiado de Psicologia e organizadora do evento, Sâmella Vieira, as palestras, oficinas, rodas de conversa e demais atividades abrangem diferentes áreas ligadas ao tema principal, como saúde, educação, direitos humanos e justiça. Assim, o objetivo do Simpósio é fomentar o debate e agregar as experiências de diversos atores em relação ao combate à violência de gênero.

Para Sâmella, as discussões promovidas no Simgesex possuem relevância no contexto social contemporâneo. “É importante debater esse tema para diminuir as vulnerabilidades, os processos de preconceito e de exclusão que assolam as populações LGBTs e as mulheres cotidianamente e historicamente”, afirma a professora.

O Coletivo SexualidadeS no Plural surgiu há cerca de três anos, com a chegada da professora Sâmella à Univasf. Desde então, realiza atividades de pesquisa, extensão e intervenções na comunidade, tendo intensificado suas ações no último ano. Atualmente, é formado por professores dos Colegiados de Psicologia e Ciências Sociais da Univasf, bem como estudantes dos dois cursos e também de Enfermagem.