Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Imunização da Univasf realiza levantamento de grupos prioritários para vacinação contra Covid-19

publicado: 18/05/2021 18h05 última modificação: 18/05/2021 18h05
Renata Freitas

Com o objetivo de contribuir para o planejamento organizacional das atividades acadêmicas e administrativas para o futuro retorno à modalidade presencial na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Comissão de Imunização da Univasf está realizando um levantamento de grupos prioritários para a vacinação contra Covid-19. O levantamento deve ser respondido até 22 de maio por todos os estudantes, docentes, técnico-administrativos em educação (TAE) e terceirizados que atuam na Univasf.

A iniciativa ocorre em cumprimento ao determinado na Resolução do Conselho Universitário (Conuni) Nº 23/2020 e visa conhecer quem são e quantos são os membros da comunidade acadêmica que integram os grupos prioritários para receber a vacina contra Covid-19. Além disso, com esses dados será possível saber quantas pessoas dos vários segmentos da Universidade já receberam a vacina até o momento. O levantamento ocorre por meio do preenchimento de um formulário on-line. Há um formulário específico para os discentes, disponível por meio deste link. E outro formulário direcionados aos servidores e terceirizados, que pode ser acessado neste link.

Criada pelo Conselho Universitário (Conuni) por meio da Decisão Nº 42/2021, a Comissão de Imunização tem o objetivo de realizar ações relacionadas à imunização da comunidade acadêmica, como o levantamento de comorbidades de servidores, discentes e colaboradores terceirizados; definir, através do levantamento, grupos de risco e acompanhá-los; orientar a comunidade acadêmica sobre a importância da vacinação; esclarecer e convencer a comunidade, sobretudo aqueles do grupo de risco, acerca da necessidade de se imunizar, entre outras.

O levantamento é a primeira ação da Comissão de Imunização. A presidente da Comissão, professora Margaret Olinda de Souza Carvalho, do Colegiado de Enfermagem, ressalta que é essencial conhecer a comunidade universitária bem como a situação vacinal das pessoas que fazem parte da Universidade. “Muitos dos membros da comunidade acadêmica têm comorbidades. Muitos já devem estar imunizados, pela idade ou pelas comorbidades. E cada município onde a Univasf está inserida tem estratégias diferentes, embora todos sigam o Plano Nacional de Vacinação. A ideia é possibilitar uma aproximação maior entre a Univasf e as secretarias de saúde desses municípios para viabilizar a vacinação da comunidade acadêmica, conforme os grupos prioritários identificados nesse levantamento”, explica Margaret.

Após a vacinação, de acordo com a docente, a Comissão também fará o acompanhamento das pessoas imunizadas, para observar eventos adversos e fazer o registro de notificações, se houver necessidade. Além disso, Margaret destaca que a Comissão tem o papel de informar a comunidade acadêmica sobre a importância e os benefícios da imunização. Mais informações sobre a atuação da Comissão de Imunização e o levantamento que está em andamento estão disponíveis no Instagram da Comissão.