Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Noésis analisa formulários de docentes e estudantes sobre viabilidade das atividades remotas na pandemia

publicado: 15/07/2020 08h54 última modificação: 15/07/2020 08h54
Renata Freitas

Mais de 75% dos docentes e discentes de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) responderam o formulário que possibilitará diagnosticar a viabilidade de implantação das atividades remotas na instituição. No total, 4.681 discentes e 457 docentes, de um universo de 6.211 alunos e 580 professores, preencheram o formulário online no período de 30 de junho a 9 de julho. Propostos pela Comissão Noésis, os questionários estão em fase de análise no âmbito da Comissão de Base, composta por professores e estudantes de todos os cursos presenciais de graduação da Univasf.

O presidente da Comissão Gestora da Noésis, professor Adelson de Oliveira, avalia como positiva a participação da comunidade acadêmica no levantamento. “Atingimos 75,3% dos discentes e 79% dos docentes nas respostas do formulário. Foi uma participação muito boa, que nos possibilitará elaborar um diagnóstico bastante próximo das condições de acesso a tecnologias da informação por parte dos nossos discentes e dos docentes também”, afirma. O diagnóstico será realizado por curso e por campus e consolidado num diagnóstico geral da Universidade, que deverá ser concluído até 31 de julho.

Oliveira informa que, além da análise dos questionários, as comissões de Base e Temática já estão elaborando possíveis atividades extracurriculares a serem propostas. Também está em fase de planejamento a realização de um webinário multidisciplinar, um evento online que visa reunir toda a comunidade acadêmica na discussão das atividades remotas.

Na última quinta-feira (9), a Comissão Gestora realizou a primeira reunião com os integrantes das comissões Administrativa, Temática e de Base, que também compõem a Noésis. A Comissão também já promoveu um webinário, no qual foram abordados sua composição, estratégias e proposições. Instituída pelo Conselho Universitário (Conuni) na Reunião Ordinária de 10 de junho, a Comissão Noésis foi criada com o objetivo de elaborar a proposta de atividades remotas a ser adotada pela Univasf durante a pandemia de Covid-19 para os cursos de graduação presenciais. A expectativa é que a proposta de resolução de atividades remotas seja apresentada e discutida no Conuni até o final de agosto.