Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conversa no Insta debaterá “Fotografia, Sertões e Identidades” na edição de hoje (18)

publicado: 18/08/2020 15h46 última modificação: 18/08/2020 15h50
Renata Freitas

A fotografia, as imagens e as cores do sertão serão as grandes estrelas da edição de hoje (18) do Conversa no Insta, uma série de lives sobre temáticas ligadas à ciência e cultura realizadas como parte das atividades do projeto de extensão Conceito Chave, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A live discutirá o tema “Fotografia, Sertões e Identidades” e terá a participação do fotojornalista pernambucano Fred Jordão. O Conversa no Insta acontecerá a partir das 18h pelo Instagram.

Jornalista e fotógrafo profissional, Fred Jordão é formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco e tem pós-graduação em Economia da Cultura, pela URGS/Fundaj. Jordão foi repórter fotográfico do Jornal do Commercio e do Diário de Pernambuco, atuou como freelancer de revistas e jornais de circulação nacional e participou de inúmeros filmes como fotógrafo, além de ter sido sócio-fundador da Imago Fotografia Ltda. Fred Jordão também já publicou oito livros, entre os quais “Rio São Francisco - O Homem e a Natureza - 50 anos da Chesf”, “5 Décadas de Arte em Pernambuco” e “Sertão Verde Paisagens”.

Natural da cidade de Bonito, no Agreste pernambucano, Jordão participou de inúmeras viagens pelo sertão nordestino como repórter fotográfico, durante a década de 1990, época em que a imprensa buscava imagens da região exclusivamente com viés estereotipado de seca, com terra rachada e miséria. Até que em 1994, ele teve a oportunidade de redescobrir o sertão numa viagem num período de chuva e passou a visitar a região durante os invernos. Testemunhou grandes mudanças, como a chegada da luz elétrica, das parabólicas, de outros utensílios eletrônicos e das lan houses.

“Percebi que o sertão passava por uma grande transformação. A globalização chegava para o bem e o para o mal. Eu me aprofundei, tentando mostrar o período de transformação do novo, do que ficava para trás e os pontos de intersecção entre arcaico e novo. Tentar entender que sertão novo é esse e como ele se transforma são os pontos do meu trabalho que apontam para um sertão híbrido e contemporâneo no século 21”, relata Jordão, que no momento organiza uma exposição fotográfica e a produção de um documentário, ambos como parte das ações do projeto Sertão do Século 21.

É este o sertão que estará no centro do bate-papo entre Jordão e o coordenador do Conversa no Insta, professor Fernando Souto, do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf. O debate irá tratar de visões diferentes sobre o sertão. “A gente vai falar sobre os diversos sertões, o imaginário que cerca o que é o sertão e as fotografias de Fred Jordão trazem um sertão verde, com abundância de água, com muito colorido. É nessa perspectiva de quebrar com estereótipos de uma visão do sertão que não é necessariamente a única, aquela de uma geografia seca, de cor cáqui, de sol e poeira, mas de um sertão que também é verde e colorido”, conta Souto.

Conversa no Insta – A iniciativa integra o escopo do projeto de extensão Conceito Chave, que tem o objetivo de fazer divulgação científica por meio da produção de conteúdo acadêmico em plataformas como YouTube e Instagram. O Conversa no Insta, que está em sua 33ª edição, é voltado para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. As lives tiveram início em 6 de abril e desde então já foram discutidas temáticas variadas, a exemplo de violência, cinema, fake news, democracia, saúde mental, gastronomia, religião e os mitos em torno da Covid-19. Os vídeos estão disponíveis no Instagram e no YouTube.

O projeto Conceito Chave conta com apoio do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura – ETC. E a série de lives Conversa no Insta acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf e o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (Profsocio).