Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA da Univasf realiza avaliação dos docentes pelos discentes e pelos pares referente ao período 2022.1

Notícias

CPA da Univasf realiza avaliação dos docentes pelos discentes e pelos pares referente ao período 2022.1

publicado: 25/04/2023 10h39 última modificação: 25/04/2023 10h39
Renata Freitas

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Vale do Vale do São Francisco (Univasf) deu início ao processo de avaliação do desempenho dos docentes no período letivo 2022.1. A avaliação deve ser feita pelos discentes, que avaliam os professores com quem fizeram disciplinas durante o semestre em análise, e pelos próprios docentes, que avaliam seus pares de Colegiado Acadêmico. O processo avaliativo estará aberto até o início do semestre 2023.1.

As avaliações da CPA são realizadas por meio de formulário on-line. Na avaliação dos discentes, os estudantes devem avaliar o desempenho dos professores de cada disciplina na qual estiveram matriculados no semestre 2022.1, observando questões como didática, postura durante as aulas e formas de avaliação. Já a avaliação dos docentes pelos seus pares envolve projetos de pesquisa e extensão, atividades administrativas, postura ética e profissional dos professores lotados no mesmo Colegiado.

A participação no processo de avaliação é voluntária e as informações são enviadas de forma anônima. A Avaliação Docente é realizada a cada semestre letivo e tem como objetivo acompanhar o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Univasf. Os resultados da avaliação são encaminhados aos Colegiados para discussão de possíveis demandas e enviados à Reitoria a fim de que as demandas sejam analisadas.

Os dados obtidos a partir da Avaliação Docente também contribuem, junto com as informações da Autoavaliação Institucional Anual, para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional, que é realizado todos os anos pela CPA e enviado ao Ministério da Educação (MEC). Todos os relatórios da CPA estão disponíveis no site da Comissão.