Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curricularização da extensão estará em debate em live nesta quinta-feira (3)

Curricularização da extensão estará em debate em live nesta quinta-feira (3)

publicado: 03/09/2020 11h19 última modificação: 03/09/2020 11h19
Gersica Brito

Debater e compartilhar experiências sobre a curricularização da extensão universitária. É com este objetivo que a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) convidou seis professores de diferentes instituições para apresentar suas vivências em relação ao tema na live “Curricularização da Extensão - Compartilhando Experiências”. O debate será nesta quinta-feira (3), às 19h30, no canal da Proex no YouTube.

Participarão do evento o coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Regional Nordeste (Forproex Nordeste) e pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), José Pereira; a pró-reitora adjunta da Proex da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Inês; e o membro da Comissão de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Etevaldo Almeida. A live também contará com a presença de três representantes da Univasf: o pró-reitor de Extensão, Deranor Oliveira, que será o mediador; e os membros da Câmara de Extensão Anderson Camatari e Cristiane Dacanal, docentes dos Colegiados de Ciências da Natureza e Engenharia Agronômica, respectivamente.

O professor Deranor Oliveira irá falar sobre a Resolução Nº 7/2018, do Ministério da Educação (MEC), que instituiu as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. De acordo com o diretor de Extensão da Proex da Univasf, Paulo Ramos, os debatedores irão expor suas experiências, principalmente os desafios da extensão universitária e discutir iniciativas para uma melhor implantação da normativa em suas instituições. Ao final, os espectadores da live poderão fazer perguntas aos debatedores.

A Resolução Nº 7/2018 estabelece, entre outras questões, que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, que deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos. Com este objetivo, as instituições têm até dezembro de 2021 para reformular seus Projetos Pedagógicos. “Esta live será muito importante para ouvirmos e aprendermos com as experiências uns dos outros. Os professores que vão participar têm bastante experiência no tema e muito a contribuir com a discussão que estamos tendo na Univasf”, ressalta Paulo Ramos.

Na Univasf, durante o ano de 2019, foram realizadas plenárias em todos os campi para discussão da curricularização da extensão universitária. O diretor da Proex conta que a partir destes encontros foi elaborada uma minuta, já discutida pela Câmara de Extensão e encaminhada para uma nova etapa de debate no âmbito dos Colegiados Acadêmicos. O documento deverá ser submetido ao Conselho Universitário (Conuni) para apreciação e aprovação no primeiro semestre de 2021. Todo o processo está sob responsabilidade da Comissão de Acompanhamento da Curricularização da Extensão na Univasf.

registrado em: , , ,