Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curricularização da Extensão Universitária na Univasf será discutida na tarde de hoje (1º) no Campus Sede

Notícias

Curricularização da Extensão Universitária na Univasf será discutida na tarde de hoje (1º) no Campus Sede

publicado: 01/08/2019 12h12 última modificação: 01/08/2019 12h12
Renata Freitas
Plenária reunirá comunidade acadêmica para debater curricularização da extensão na graduação, às 14h30 de hoje, na sala dos Conselhos.

Plenária reunirá comunidade acadêmica para debater curricularização da extensão na graduação, às 14h30 de hoje, na sala dos Conselhos.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza na tarde de hoje (1º) a Plenária Regional Juazeiro e Petrolina para discutir a curricularização da extensão universitária. A reunião acontecerá a partir das 14h30, na sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE) e é aberta a toda a comunidade acadêmica.

Durante a plenária, a equipe da Proex apresentará a minuta de resolução com a proposta para a efetivação da curricularização das atividades de extensão universitária nos cursos de graduação. Entre os pontos a serem apresentados destacam-se a caracterização das ações de extensão universitária, o papel do Núcleo Temático, a execução em meio real, atualização dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos, precauções para não disciplinarizar a extensão etc. Em seguida, haverá um momento de debate para que estudantes, docentes e técnicos façam proposições, sugestões e críticas sobre a minuta.

O diretor de Extensão da Proex, Nilton de Almeida, esclarece que a curricularização da extensão significa que, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação serão feitos a partir de atividades de extensão. “Com sua efetivação, a indissociabilidade e integração entre ensino, pesquisa e extensão estará mais e melhor respaldada. Curricularizar a extensão representa que todos os discentes terão vivência na extensão universitária”, destaca.

Almeida explica ainda que a resolução sobre a curricularização na Univasf estabelecerá as diretrizes gerais, mas a formatação dentro de cada curso será feita pelos colegiados acadêmicos e seus Núcleos Docentes Estruturantes, conforme a autonomia de cada curso. “Enquanto processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa à  sociedade, a extensão universitária pode se fortalecer bastante. Este processo deve ser concluído até 2023. Nossa proposta, contudo, é concluir até 2020”, afirma o diretor.

Outras plenárias sobre a curricularização da extensão na Univasf já foram realizadas nos campi Serra da Capivara (30 de abril), Paulo Afonso (21 de maio), Salgueiro (22 de maio), Ciências Agrárias (11 de junho) e Senhor do Bonfim (5 julho). Também será realizada, por proposta feita na última reunião da Câmara de Extensão, na segunda-feira (29), uma apresentação no Campus Juazeiro, na segunda quinzena de agosto, em data e local a serem divulgados posteriormente.

Além das discussões nos campi, os colegiados acadêmicos e demais setores da Universidade poderão enviar à Proex contribuições à proposta de curricularização da extensão pelo e-mail proex.direx@univasf.edu.br, no período de 2 de agosto a 6 de setembro de 2019. As propostas enviadas por e-mail e apresentadas durante as plenárias serão sistematizadas pela Proex, encaminhadas à Câmara de Extensão e, em seguida, submetidas à apreciação do Conselho Universitário da Univasf.