Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Geografia da Univasf é reconhecido com conceito 5 pelo MEC

Curso de Geografia da Univasf é reconhecido com conceito 5 pelo MEC

publicado: 21/02/2019 15h38 última modificação: 21/02/2019 15h38
Renata Freitas
O curso foi reconhecido com conceito 5, numa escala que vai de 1 a 5, pelo Inep.

O curso de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi reconhecido com conceito 5, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Ofertado no Campus Senhor do Bonfim da Univasf, o curso recebeu a visita in loco dos avaliadores do Inep, que estiveram na instituição no período de 4 a 6 de fevereiro para formalizar o reconhecimento desta licenciatura, criada em 2015.

O processo de avaliação de um curso de graduação envolve a visita dos avaliadores, a realização de reuniões com representantes da universidade, docentes e discentes, análise de documentos e da infraestrutura da instituição. O coordenador do Colegiado de Geografia, professor Pedro Nóbrega, diz que diversos pontos contribuíram para que o curso fosse reconhecido com o conceito mais alto, entre eles, a construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de forma democrática, o corpo docente capacitado e motivado para o magistério, a existência de laboratórios voltados para ensino, pesquisa e extensão e a infraestrutura nova e bem conservada da Univasf. Nóbrega também ressalta o empenho dos discentes como decisivo para a boa avaliação do curso.

A obtenção da nota 5 superou as expectativas da equipe do Colegiado de Geografia, que é formado por nove professores efetivos, todos com doutorado e atuando em regime de dedicação exclusiva, e dois professores substitutos. “Esse resultado reforça o sentimento de orgulho e compromisso na construção de uma universidade pública de qualidade”, afirma Nóbrega. Ele afirma que, apesar do bom desempenho, a luta para melhorar as condições de infraestrutura e de qualidade de ensino no curso de Geografia irá continuar.

Esta dedicação dos docentes é um grande diferencial do curso na opinião dos estudantes Érica Saane Miranda Alves e Lucas dos Santos Silva, que ingressaram na primeira turma. Segundo eles, os professores são muito presentes e estão sempre incentivando os discentes a irem além no mundo acadêmico. “Somos um curso novo com nota 5. Esse mérito não é fácil de ser conquistado, mas nossos professores, com sua capacidade, dedicação e compromisso, humildade e principalmente parceria, mostraram que isso é possível quando a vontade de mudar é maior”, comenta Lucas Silva.

Atualmente, o curso conta com 115 estudantes matriculados em quatro turmas. A primeira ingressou em 2015.2 e irá se formar em 2019.1. Cursar Geografia representou um divisor de águas nas trajetórias de Érica e Lucas. Eles destacam ainda que o curso tem relevância para todo o Território Rural Piemonte Norte do Itapicuru, pois há pessoas de quase todas as cidades da região cursando Geografia.

“Antes do curso, achava que Geografia era algo comum, fácil por causa dos anos escolares da infância e adolescência. Mas descobri que o mundo deveria ter a oportunidade de estudar Geografia, pois é um curso de suma importância para a sociedade”, afirma Érica. Ingressar no curso possibilitou a Lucas compreender melhor a região onde vive, entender o clima, o relevo, a paisagem e vários outros conceitos e categorias da geografia.

Para o procurador Educacional Institucional da Univasf, professor Lino Silva, o conceito 5 obtido pelo curso de Geografia na avaliação de reconhecimento feita pelo INEP revela a eficiência com que o colegiado vem executando e acompanhando o PPC, desde o início de seu funcionamento. “Este conceito traduz todo o esforço da Univasf em proporcionar a infraestrutura física e os recursos didático-pedagógicos adequados ao bom funcionamento de suas atividades acadêmicas, o que sinaliza, até certo ponto, o êxito de suas políticas institucionais para o ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil”, destaca o procurador.