Notícias
Curso de Geologia da Univasf recebe microscópios para análise de minerais e rochas
![]() O professor José Ferreira é o responsável pelos miscroscópios. |
O curso de Geologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), oferecido no Campus Senhor do Bonfim, recebeu duas unidades de microscópios petrográficos, sendo uma delas equipada com câmera acoplada para fins didáticos e registros de pesquisa. O equipamento é um instrumento essencial para a graduação em Geologia, dando suporte a trabalhos de mapeamento geológico, prospecção e pesquisa mineral. Os aparelhos já estão sendo utilizados em pesquisas e estarão disponíveis para as atividades de ensino no período letivo 2026.1, que iniciará em 2 de março.
O professor do Colegiado de Geologia e responsável pelos microscópios, José Ferreira de Araújo Neto, utilizará os equipamentos com estudantes do curso na disciplina de Mineralogia. Na pesquisa, os aparelhos já estão sendo empregados no estudo de petrografia de rochas mineralizadas em esmeralda e alexandrita, desenvolvido pelo estudante de iniciação científica do 3º período do curso de Geologia, Fredson Oliveira, sob orientação de Araújo Neto. Os microscópios também têm dado suporte a estudos de Pedologia e Paleoclimatologia Óptica, conduzidos pelo professor do Colegiado de Geografia, Daniel Vieira de Sousa.
Além dos dois equipamentos já adquiridos, outras quatro unidades têm previsão de chegada para março de 2026. A meta para o laboratório é contar com 20 microscópios petrográficos, a fim de dar suporte às aulas práticas do curso. A previsão é que os microscópios sejam alocados no Laboratório de Mineralogia Óptica, localizado no Bloco de Laboratórios do Campus Senhor do Bonfim, atualmente em construção por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.

Os instrumentos são equipamentos ópticos de alta precisão voltados à análise de materiais cristalinos, especialmente minerais e rochas em lâminas delgadas. Sua principal diferença em relação aos microscópios comuns é a utilização de luz polarizada, por meio de filtros e acessórios específicos, com base em propriedades ópticas que permitem identificar minerais e caracterizar texturas e estruturas das rochas, aspectos visíveis apenas após a passagem da luz polarizada através do mineral. Dessa forma, o material auxilia em trabalhos de mapeamento geológico, prospecção e pesquisa mineral, análise de deformações e fraturas em corpos rochosos, reconstrução de ambientes deposicionais, além do estudo da porosidade e da permeabilidade de reservatórios de água e petróleo, entre outras aplicações.
Segundo Araújo Neto, a aquisição dos equipamentos, considerados cruciais para a formação de futuros geólogos, representa uma conquista importante para o curso de Geologia, iniciado em 2024. “Para a região de Senhor do Bonfim, isso é estratégico, pois estamos em uma área com intensa atividade de mineração de minerais metálicos, fontes de cromo, cobre e manganês, o que amplia nossa capacidade de caracterizar mineralizações e compreender texturas e processos de formação de depósitos”, enfatizou o docente.

