Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Medicina do Campus Paulo Afonso conquista conceito 5 no processo de reconhecimento do MEC

publicado: 07/06/2024 09h48 última modificação: 07/06/2024 09h48

Adoção de metodologias ativas de ensino: mais autonomia no aprendizado dos discentes.

O curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado no Campus Paulo Afonso (BA), conquistou o conceito 5, o máximo na escala de avaliação, no processo de reconhecimento de curso do Ministério da Educação (MEC). A comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, esteve na Univasf no período de 13 a 15 de maio para realizar a avaliação in loco. O resultado da avaliação e o conceito obtido pelo curso foram divulgados no dia 24 de maio.

O processo de avaliação para reconhecimento de curso envolve a realização de uma série de reuniões com a administração superior, setores administrativos, coordenação de curso, corpo docente e discente, e análise de documentos institucionais. Os avaliadores também fazem visitas às instalações da instituição, como salas de aula, salas de professores, laboratórios, biblioteca e unidades de saúde assistenciais parceiras da instituição. Durante a avaliação do curso de Medicina, estiveram no Campus Paulo Afonso o reitor Telio Nobre Leite; o pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro; a procuradora Educacional Institucional da Univasf, Ana Cleide da Silva Dias; e a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Rafaela Santos de Melo. A portaria com a formalização do reconhecimento do curso ainda será publicada no Diário Oficial da União.

Iniciado em 2014, o curso de Medicina de Paulo Afonso foi um dos primeiros do país a adotar as Metodologias Ativas de ensino, que visam proporcionar aos discentes mais autonomia na construção do seu aprendizado. Atualmente, o curso conta com 211 estudantes matriculados e possui 47 professores em seu quadro docente. Com duração de seis anos, a graduação oferece, uma vez por ano, 40 vagas para o ingresso de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nestes quase dez anos de atividades acadêmicas, o curso de Paulo Afonso já formou 124 médicos.

A coordenadora do Colegiado de Medicina de Paulo Afonso, professora Diana Maria Alexandrino Pinheiro, destaca que o curso visa formar médicos com perfil generalista, aptos a responder às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Segundo ela, a boa avaliação do curso já em seu reconhecimento é um reflexo do trabalho e dedicação de servidores e discentes do Campus Paulo Afonso e do apoio recebido da rede de saúde regional, que vem contribuindo para a formação médica de qualidade, em defesa de um Sistema Único de Saúde de acesso universal, integral e equânime.

“A excelência no ensino de graduação significa formar profissionais competentes e éticos, capazes de resolver problemas e responder às demandas do SUS, além de formar cidadãos comprometidos com a vida e o progresso da sociedade.  A nota máxima obtida no processo de reconhecimento reflete que o curso está focado em seu objetivo central, de, a partir de uma perspectiva integral e de qualidade, formar profissionais médicos com elevado padrão de conhecimentos técnico-científicos, capazes de atuar no cuidado em saúde da população, a partir de um olhar ampliado para a realidade local”, destaca Diana.

Para a procuradora Educacional Institucional da Univasf, professora Ana Cleide da Silva Dias, a conquista do conceito máximo no processo de reconhecimento significa que o curso de Medicina de Paulo Afonso oferece formação de excelência para os discentes, levando em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

O reitor Telio Nobre Leite ressalta que a implantação de um campus novo em Paulo Afonso para ofertar o curso de Medicina foi um projeto desafiador à época, mas que deu certo devido, principalmente, à colaboração de muitas pessoas, entre elas servidores da Univasf, a população e autoridades de Paulo Afonso. “A proposta de criação do Campus Paulo Afonso e da nossa segunda graduação em Medicina não seria tão exitosa e o curso não teria esse reconhecimento com a nota máxima se não fosse a comunidade acadêmica local, professores, técnicos e estudantes. Todos acreditaram no projeto e fizeram do curso de Medicina do Campus Paulo Afonso uma referência em formação médica de qualidade”, afirma.

O curso de Medicina teve início em 15 de setembro de 2014, com a aula inaugural, realizada no auditório do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que foi transmitida ao vivo pela TV Caatinga. Durante os seis primeiros anos de atividades acadêmicas, o Campus Paulo Afonso teve como sede o CFPPA. Desde 16 de maio de 2022, as atividades do curso de Medicina são realizadas no campus definitivo da Univasf em Paulo Afonso, localizado no bairro Sal Torrado. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site.