Notícias
Cursos de Medicina da Univasf conquistam conceito 5 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica 2025
Turma de estudantes de Medicina em sala de aula, no Campus Paulo Afonso. /Fotos: Arquivos dos cursos.
Os dois cursos de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ofertados em Petrolina (PE) e em Paulo Afonso (BA) conquistaram conceito 5, a nota máxima, no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltada especificamente para os cursos de Medicina. A avaliação foi realizada pela primeira vez em 2025 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O resultado do Enamed 2025 foi divulgado na tarde da segunda-feira (19) pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS). Dos 351 cursos de instituições públicas e privadas analisados em todo o país por meio do Enamed apenas 49 obtiveram o conceito 5 e destes somente 14 estão situados no Nordeste, entre eles os dois cursos da Univasf. O Enamed contou com 89.024 participantes, entre estudantes concluintes e profissionais de medicina.
Realizaram o exame 75 concluintes da Univasf, dos quais 38 são do curso de Medicina de Petrolina e 37, de Paulo Afonso. O conceito do Enamed é calculado a partir do percentual de concluintes participantes que alcançam o desempenho igual ou acima da proficiência. Para ter conceito máximo, o curso deve apresentar no mínimo 90% de alunos proficientes. No caso da Univasf, entre os concluintes dos cursos de Medicina Petrolina e Paulo Afonso, 97,4% e 97,3% obtiveram a proficiência, respectivamente.
A coordenadora do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso, Diana Maria Alexandrino Pinheiro, destaca que o alto desempenho alcançado no Enamed pelos estudantes confirma a qualidade da formação proporcionada pela Univasf, além de projetar a região no cenário nacional, valorizando as instituições públicas e o papel estratégico da universidade no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse conceito reafirma que a Univasf e seus cursos de Medicina estão consolidados como referências de qualidade no interior do Nordeste, demonstrando que é possível produzir ensino médico de alto nível fora dos grandes centros”, afirma a docente.
Ela ressalta ainda que o reconhecimento pela formação médica de qualidade é de grande relevância para toda a região. Segundo Diana, o impacto é direto, pois fortalece a formação de médicos com perfil generalista, crítico e comprometido com as necessidades locais, contribuindo para a fixação de profissionais, a qualificação da assistência em saúde e o desenvolvimento regional.
Na avaliação da professora, o Enamed é um instrumento muito importante por permitir uma avaliação padronizada e nacional da formação médica, funcionando como um termômetro da qualidade dos cursos de Medicina no país e orientando melhorias curriculares e pedagógicas. “Mais do que ranquear instituições, o Enamed estimula uma cultura de responsabilidade com a qualidade do ensino médico, garantindo que o egresso possua competências mínimas essenciais para o cuidado à população. Para a sociedade, representa maior segurança; para as escolas médicas, uma oportunidade de aprimoramento contínuo”, reforça Diana.

Turma de estudantes de Medicina, do Campus Sede, em atividade com o professor Alfredo Andrade.
Para o coordenador do Colegiado de Medicina do Campus Sede, em Petrolina, Alfredo Andrade, a obtenção do conceito máximo pelo desempenho dos estudantes da Univasf nesta primeira edição do Enamed tem um grande significado. “Representa a excelência da formação dos cursos ofertados pela Instituição, evidenciando a excelência acadêmica, o compromisso institucional com a qualidade do ensino e a dedicação de docentes, discentes e equipe técnico-administrativa”, afirma Andrade.
O reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, ressalta que o alto conceito no Enamed 2025 confirma a qualidade da formação dos discentes e a importância da interiorização do ensino superior no país e, em especial, do Nordeste. “Os resultados dos cursos de Medicina da Univasf no Enamed demonstram a força da formação profissional no interior do Nordeste, evidenciando a dedicação dos estudantes, a qualidade do corpo docente, da infraestrutura universitária e a diversidade dos campos de prática”, afirma.
Para saber mais sobre o curso de Medicina de Petrolina acesse este link. E para conhecer mais sobre o curso de Medicina de Paulo Afonso clique aqui.
Enamed – O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica será realizado anualmente e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Enade para os cursos de Medicina e da prova objetiva de acesso direto ao Exame Nacional de Residência (Enare). Mais informações sobre o Enamed estão disponíveis no site do Inep e a tabela com os resultados dos cursos avaliados na edição de 2025 do exame pode ser acessada neste link.
