Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Defesa para promoção de professora de Arqueologia e Preservação Patrimonial à classe de Titular acontece na terça-feira (5)

Notícias

Defesa para promoção de professora de Arqueologia e Preservação Patrimonial à classe de Titular acontece na terça-feira (5)

publicado: 01/11/2024 15h26 última modificação: 01/11/2024 17h06

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), realizará na próxima terça-feira (5) a sessão pública de defesa para promoção funcional da professora Janaína Carla dos Santos, do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial (CArqueol), à classe de Professor Titular. A Defesa de Memorial Acadêmico ocorrerá a partir das 14h30, de forma remota, e será transmitida ao vivo pelo canal da CPPD no YouTube. 

A comissão especial de avaliação da professora Janaína Carla dos Santos será composta pela professora Ana Luiza Coelho Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pelos professores Ismar de Souza Carvalho, também da UFRJ; e João Adauto de Souza Neto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A professora Janaína é a primeira docente do Campus Serra da Capivara a participar do processo de avaliação para promoção funcional para a classe de Titular.

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei Nº 12.772/2012 e suas alterações. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado).

Na Univasf, a promoção à classe E - Professor Titular é regulamentada pela Resolução Nº 4/2024, do Conselho Universitário (Conuni), que estabelece os critérios de avaliação do desempenho funcional dos docentes. Conforme a normativa, para obter a progressão é necessário que o docente possua o título de doutor, seja aprovado em processo de avaliação de desempenho funcional, tenha aprovação em defesa de Memorial ou defesa de tese acadêmica inédita e esteja há pelo menos dois anos no nível IV da Classe D, com denominação de Professor Associado. Todas as etapas e normativas referentes ao processo de promoção à classe de Professor Titular estão dispostas no site da CPPD.