Notícias
Defesa para promoção de professora de Farmácia à classe de Titular acontece nesta sexta-feira (25)
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), realizará nesta sexta-feira (25) a sessão pública de defesa para promoção funcional da professora Cheila Nataly Galindo Bedor, do Colegiado de Farmácia (Cfarm), à classe de Professor Titular. A Defesa de Memorial Acadêmico ocorrerá a partir das 14h30, de forma remota, e será transmitida ao vivo pelo canal da CPPD no YouTube.
A comissão especial de avaliação da professora Cheila Bedor será composta pelas professoras Lia Giraldo da Silva Augusto, Ide Gomes Dantas Gurgel, Constância Flávia Junqueira Ayres Lopes, todas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Juliana Sampaio, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Kátia Friedrich, também da Fiocruz.
A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado). Cada classe subdivide-se em níveis, definidos no Anexo I da Lei N° 12.863. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor poderá progredir dentro da classe, nos níveis que a compõem. Quando chegar ao último nível de cada classe poderá passar à classe seguinte, caso tenha a titulação exigida.
Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de Professor Associado, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de Professor Titular. Entretanto, o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; e na segunda o docente irá apresentar a uma banca a defesa de um memorial ou de uma tese acadêmica inédita, conforme as Resoluções N° 13/2015 e N° 11/2019 do Conselho Universitário (Conuni) da Univasf.