Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos em Rede discute o tema “Formação Territorial e Pensamento Social no Brasil” nesta quarta-feira (19)

publicado: 17/08/2020 17h56 última modificação: 17/08/2020 17h56
Layla Shasta

A terceira edição do ciclo de palestras Diálogos em Rede, promovido pelo Laboratório de Geografia Humana da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), discutirá o tema “Formação Territorial e Pensamento Social no Brasil”. A palestra acontecerá nesta quarta-feira (19) pelo canal do Laboratório no YouTube, a partir das 19h, e terá a participação do professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP) Manoel Fernandes de Sousa. Haverá emissão de certificado.

As lives do ciclo são gratuitas e abertas a todos os públicos interessados. Além disso, cada diálogo conta com uma lista de frequência virtual para envio dos certificados, que deve ser preenchida através de um formulário, disponível no chat das transmissões. Esta edição tem o objetivo de provocar reflexões sobre a construção do território brasileiro e como este processo reflete no pensamento social, destacando estratégias e ideologias envolvidas em múltiplas dimensões desse desenvolvimento. Os interessados em participar podem se inscrever no canal do laboratório e definir lembretes para receberem notificações informando o início da atividade.

O professor do Colegiado de Geografia da Univasf e um dos coordenadores da ação, Pedro Nóbrega, destaca a importância de aprofundar debates sobre a relação entre sociedade e natureza e ampliar o pensamento crítico da comunidade. “É preciso entender que o pensamento humano e as contribuições da ciência fazem parte de um processo amplo de reprodução da sociedade e fomentar estes espaços de diálogo é bastante importante para manter o movimento das coisas”, comenta.

Com programação desde o mês de julho, o Diálogos em Rede tem como principal objetivo possibilitar discussões amplas entre os interessados nos temas da Geografia e áreas relacionadas, possibilitando um debate acessível e de alto nível com a comunidade acadêmica e a sociedade. As palestras do projeto são transmitidas a cada 15 dias e prosseguirão até o fim da pandemia. As novidades sobre as transmissões podem ser acompanhadas pelo Instagram do Laboratório.