Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos em Rede discutirá o tema “COVID-19 e a crise urbana” nesta quarta-feira (29)

publicado: 28/07/2020 11h56 última modificação: 28/07/2020 11h56
Gersica Brito

Com o intuito de desenvolver atividades que auxiliem no encontro de mentes em período de distanciamento social, os professores vinculados ao Laboratório de Geografia Humana da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promovem o ciclo de palestras “Diálogos em Rede”. As palestras serão transmitidas através de vídeos ao vivo pelo canal do laboratório no YouTube. A primeira edição discutirá o tema “COVID-19 e a crise urbana” e acontecerá nesta quarta-feira (29), às 19h.

Todos os interessados podem participar das palestras gratuitamente. Além disso, cada diálogo contará com uma lista de frequência virtual, que será realizada através de um formulário durante o evento. A frequência dará direito a um certificado digital que será enviado posteriormente para o e-mail cadastrado no formulário.

A série de palestras tem como principal objetivo provocar reflexões entre os interessados nos temas ligados à geografia e áreas afins. Na primeira palestra, a convidada é a professora Ana Fani Alessandri Carlos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Ela diz que a palestra terá como pressuposto o debate espacial, campo de estudo da Geografia, que significa o momento em que a cidade deixa de ser pensada como um lugar no mapa onde se distribuem os casos de ocorrência de infectados, curados e mortos, para ser pensada como o lugar da realização da vida.

Além disso, a professora afirma que, sendo a cidade separada em áreas pobres e ricas, implicará no modo diferenciado como a pandemia se concretizará e evoluirá, atingindo diferentemente a sociedade e a cidade. “Muitos parecem estar preocupados com o cenário pós-pandemia, mas antes é preciso pensar no que estamos vivendo e no fato de que essa situação de pandemia vem para agravar a crise urbana, que precisa ser desvendada e compreendida”, ressalta Ana.

Já em relação ao ciclo de palestras como um todo, o professor do Colegiado de Geografia da Univasf, Pedro Nóbrega, destaca que a importância da iniciativa é múltipla e se dá em vários aspectos. Auxilia a reflexão de temas urgentes para a sociedade; aprofunda questões no âmbito da relação sociedade natureza; desenvolve, através do debate, a possibilidade de ampliação do pensamento crítico; mantém as pessoas ativas e participativas em tempo de distanciamento social; contribui para a divulgação científica. “É preciso entender que o pensamento humano e as contribuições da ciência fazem parte de um processo amplo de reprodução da sociedade e fomentar estes espaços de diálogo é bastante importante para manter o movimento das coisas”, finaliza Nóbrega.

O projeto deverá transmitir duas palestras por mês, a cada 15 dias. Outras duas já estão agendadas, uma para o dia 5 de agosto, às 19h, com o tema “Geoparque como ferramenta de Desenvolvimento Sustentável”. E outra prevista para o dia 19 de agosto, às 19h, com a temática “Formação Territorial e Pensamento Social no Brasil”. As palestras terão uma duração média de 50 minutos com possibilidade de participação dos espectadores através do envio de perguntas pelo chat da transmissão. Além do professor Pedro Nóbrega, participam da organização das palestras os professores, Natália Mendes e Átila de Menezes, todos do Colegiado de Geografia da Univasf.