Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dicas do que fazer com as crianças nas férias escolares segundo professor da Univasf

Notícias

Dicas do que fazer com as crianças nas férias escolares segundo professor da Univasf

publicado: 06/01/2017 15h10 última modificação: 12/01/2017 13h30
Lucas Sobreira

As férias das crianças é um momento muito esperado, principalmente por elas. Porém, nessa época, muitas vezes, os pais não estão preparados para ficarem com os pequenos em casa, por não terem disponibilidade de ficar com os filhos ou por não saberem o que fazer para entretê-los. Mas, é possível distraí-los e fazer das férias um momento prazeroso e inesquecível com atividades práticas e criativas. O professor do Colegiado de Psicologia, Marcelo Ribeiro, destaca algumas atividades que podem ser realizadas nesse período visando estimular as crianças a sair da rotina. 

Por não saberem como lidar com as crianças durante as férias, muitos pais acabam colocando os filhos em atividades escolares como aulas de reforço, seja porque a criança não foi bem na escola no ano anterior ou para que a mesma mantenha a mente ocupada. “Preencher as férias dos filhos com atividades escolares é algo preocupante. As férias são uma oportunidade de uma melhor convivência entre a família e não de mais distanciamento e cobranças”, enfatiza Ribeiro. 

Segundo o professor, os pais podem aproveitar esse momento para ter um contato maior com os filhos, compartilhando atividades como um jogo, cozinhar juntos e desfrutar do que a cidade pode oferecer. Saber o que as crianças gostam é importante para propor brincadeiras que as divirtam, sempre negociando e vendo as possibilidades da família em relação a tempo e dinheiro. 

Ir ao teatro, passar uma tarde em uma praça, assistir um filme são momentos em que as crianças e os pais podem ficar mais juntos. Nos espaços domésticos, as crianças podem se divertir com as outras crianças da vizinhança, através de noites do pijama, por exemplo, sempre com a supervisão dos pais ou responsáveis. Ribeiro também indica brincadeiras como roda de conversa, contação de história e jogos eletrônicos, com negociação da família. 

Férias é também um período de viagem. Além das crianças se divertirem, ocasiona um distanciamento da rotina vivida pela família. “O fundamental na escolha de atividades é elevar a qualidade da relação dos pais com os filhos e saber que é possível estarem mais juntos”, diz Ribeiro. 

Além de propor atividades recreativas para as crianças, é importante que elas tenham um momento de descanso. “Em nossa sociedade estamos o tempo todo ocupados, não ficamos sem fazer nada, nem nas férias. Então, devemos levar em conta até que ponto estimular as crianças nesse período é prazeroso. Ter um momento de descanso, sem realizar atividades também é importante”, ressalta o professor. 

Nas férias, as crianças tendem a dormir tarde e acordar tarde. Ter um período de readaptação para o inicio das aulas é fundamental para que elas voltem para a rotina com mais energia. “Propor para a criança dormir e acordar cedo no mínimo uma semana antes das aulas vai evitar que elas comecem o período letivo cansadas e desmotivadas”, finaliza Ribeiro.