Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente da Univasf apresenta práticas sustentáveis na alimentação de caprinos em evento no Peru

Notícias

Docente da Univasf apresenta práticas sustentáveis na alimentação de caprinos em evento no Peru

publicado: 22/12/2025 12h08 última modificação: 22/12/2025 12h08

Daniel Menezes ministrou palestra e participou de Dia de Campo com produtores e pesquisadores peruanos. /Fotos:Arquivo do pesquisador.

Subprodutos que antes seriam descartados podem ganhar novo destino como alimento nutritivo e sustentável para caprinos. Esse foi o tema da palestra ministrada na Convención Caprina, em Ayacucho, no Peru, pelo professor do Colegiado de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Caprinocultura Leiteira (Gecal), Daniel Menezes. O evento, realizado entre 26 e 28 de novembro na Universidade Nacional de San Cristóbal de Huamanga, teve como objetivo principal a divulgação e o fortalecimento da criação de caprinos no país, reunindo pesquisadores de outros países como Espanha e México, além do Brasil.

Na palestra “Aprovechamiento de residuos agroindustriales en pequeños rumiantes y su impacto en la economía circular baja en carbono”, Menezes destacou como o uso de subprodutos agroindustriais como uva, tamarindo e tomate, que seriam descartados, podem ser reaproveitados como alimentos nutritivos para caprinos. Segundo ele, esse tipo de iniciativa contribui para uma produção mais limpa, alinhada à agroecologia e à economia circular de baixo carbono, evidenciando os impactos positivos dessas práticas na sustentabilidade da produção.

Após a Convención Caprina, Menezes participou de um dia de campo com produtores rurais peruanos e técnicos e pesquisadores do Instituto Nacional de Innovación Agraria (INIA). Durante a atividade, o professor abordou alternativas alimentares para caprinos em períodos de escassez hídrica, com destaque para alternativas utilizadas na caatinga, como a palma forrageira. A iniciativa possibilitou a troca prática de experiências sobre manejo alimentar em regiões semiáridas, reforçando o intercâmbio tecnológico entre os países.

O INIA é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação do governo peruano, vinculada ao setor agrícola do país. A Univasf mantém convênio com o instituto desde 2023, além de parceria com a Universidad Nacional Agraria La Molina, localizada em Lima. Daniel Menezes destaca que as instituições desenvolvem pesquisas conjuntas, principalmente com o uso de resíduos da uva e, mais recentemente, da palma forrageira, permitindo a realização de experimentos paralelos no Brasil e no Peru.

De acordo com o professor, a viagem teve papel estratégico na divulgação das pesquisas do Gecal e na difusão das tecnologias desenvolvidas pela Univasf. “Além de levar essas experiências para outros países, a iniciativa amplia as possibilidades de cooperação internacional e de intercâmbio de estudantes, fortalecendo a atuação da universidade para além do território nacional”, destacou o docente.