Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente da Univasf é nomeada embaixadora de Movimento “Parent in Science”

Docente da Univasf é nomeada embaixadora de Movimento “Parent in Science”

publicado: 08/12/2020 15h01 última modificação: 08/12/2020 15h01
Layla Shasta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem uma representante no Movimento Parent in Science, iniciativa que visa promover discussões sobre maternidade e paternidade dentro do universo da ciência brasileira. A professora do Colegiado de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Patrícia Nicola foi escolhida como uma das embaixadoras do projeto na região Nordeste, através de um edital de seleção, para representar o Vale do São Francisco, expandindo as ações do Movimento para a região, através da Univasf.

O Parent in Science, em português “Pai e Mãe na Ciência”, foi fundando em 2016 e é pioneiro no levantamento de dados para avaliar as consequências da chegada dos filhos na carreira científica de mulheres e homens, em diferentes etapas da vida acadêmica. Promovendo seminários, palestras e pesquisas, o projeto tem levado a discussão para todo o país e alcançado mudanças concretas para pais e mães no cenário científico, como a inclusão de períodos de licença-maternidade em editais de financiamento para pesquisas. Como embaixadora, Patrícia deve planejar um conjunto de ações como essas, relacionadas à questão da parentalidade, destinadas à região, como a criação de um grupo local de discussão, pensando nas características e problemas regionais, que está em andamento.

Além disso, a docente pretende promover os diálogos sobre a temática da maternidade e buscar a construção de políticas sensíveis às questões sobre parentalidade considerando aspectos como deficiência, raça e orientação sexual. Diante disso, ela conta que está em diálogo com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e a Coordenação de Políticas Afirmativas da Univasf para a elaboração de atividades e lembra que, para discutir estas questões, é importante a sensibilidade e a participação de toda a comunidade e membros das outras instituições da região do Vale do São Francisco.

Patrícia afirma que a grande motivação para participar da iniciativa são as suas alunas que são mães e as batalhas que enfrentam diariamente para estudar e manter o cuidado com seus filhos, além de considerar que o Vale do São Francisco necessita de iniciativas voltadas a este público. “Eu acompanho as ações do Parent há algum tempo e achei que o Vale do São Francisco poderia estar envolvido, pois temos diversas instituições que desenvolvem pesquisa e em todas há mães cientistas”, conta a docente.

Segundo Patrícia, a discussão sobre a relação entre maternidade, trabalho e estudos não é comum na região e, por isso, é muito importante realizar as ações do Parent localmente, possibilitando o debate para a promoção de políticas mais inclusivas, visto que a falta desse tipo de iniciativa impacta diretamente no desenvolvimento acadêmico de discentes e pesquisadores que têm filhos.