Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente da Univasf tem autoria em capítulo de livro premiado na 1ª Edição do Prêmio Jabuti Acadêmico

publicado: 08/08/2024 15h06 última modificação: 08/08/2024 15h06

Entre tubos de ensaio, microscópios e fórmulas, ao longo dos últimos 12 anos, pesquisadores do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vêm desenvolvendo pesquisas que já resultaram em diversas publicações de artigos, dissertações e teses, entre outras, além de concessão de patentes por invenção científica. Os estudos realizados no Laboratório receberam mais um reconhecimento esta semana. O trabalho, com autoria do coordenador do Leimo, Helinando Pequeno de Oliveira, e originado de uma linha de pesquisa em supercapacitores e eletrofiação, é um dos capítulos do livro “Eletrofiação e Nanofibras: fundamentos e aplicações”, vencedor na categoria “Química e Materiais” da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, novo prêmio dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de terça-feira (6), na cidade de São Paulo (SP).

Além de Helinando Oliveira, que também é vinculado ao Colegiado de Engenharia Elétrica e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Univasf, são autores do capítulo intitulado “Fibras Eletrofiadas para Aplicações em Armazenamento de Energia” Mário César Albuquerque de Oliveira e Ravi Moreno Araujo Pinheiro Lima, egressos do curso de doutorado do PPGCM. O livro “Eletrofiação e Nanofibras: fundamentos e aplicações”, publicado pela editora Atena, tem como organizadores Daniel Souza Corrêa e Luiza Amim Mercante e aborda os fundamentos e as diversas aplicações da eletrofiação e das nanofibras eletrofiadas, explorando detalhes técnicos, procedimentos experimentais e discussões aprofundadas sobre vários aspectos desta técnica.

O estudo dos pesquisadores da Univasf trata das aplicações em energia, desenvolvimento de baterias e supercapacitores utilizando fibras eletrofiadas. “Esse projeto é originário de uma técnica implantada pelo Grupo Leimo. Recebemos um convite dos organizadores do livro para que a gente desenvolvesse um capítulo de revisão sobre o tema”, conta Oliveira, que explica a aplicação do método. “Essa técnica é muito importante para armazenadores de energia, porque permite que você produza muito material com um baixo custo. São produzidas teias de polímero, que servem como eletrodos de supercapacitores, que são capacitores com a capacidade de armazenar muita energia, permitindo a diminuição do custo do material resultante. A eletrofiação produz teias que têm uma área superficial muito boa, para permitir que a energia seja armazenada pela separação de cargas na superfície dessas fibras”, detalha o docente.

Além do coordenador, atualmente o Leimo conta com 14 pesquisadores, entre estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Oliveira destaca a importância desta conquista para a pesquisa da área de Materiais na Univasf. “Este é um livro muito importante na área de Materiais, é uma literatura que será referência para os profissionais da área. O recebimento do Prêmio Jabuti Acadêmico mostra o reconhecimento de uma técnica que vem sendo bem consolidada aqui na nossa Universidade, a partir dos trabalhos desenvolvidos no grupo de Impedância e Materiais Orgânicos”, afirma.

A lista completa com os vencedores das 29 categorias do Prêmio Jabuti Acadêmico, distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais está disponível no site da premiação. O livro “Eletrofiação e Nanofibras: fundamentos e aplicações” está disponível gratuitamente para pesquisadores e estudantes que buscam entender as complexidades da eletrofiação. O download da publicação pode ser feito neste link.