Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes da Univasf são eleitos para nova diretoria da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas

Notícias

Docentes da Univasf são eleitos para nova diretoria da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas

publicado: 06/09/2023 16h36 última modificação: 06/09/2023 16h36

Dois docentes do Colegiado de Engenharia Agronômica (Ceagro) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram eleitos para a diretoria da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) no biênio 2024-2025. A professora Francine Hiromi Ishikawa foi eleita 1ª Tesoureira da diretoria nacional da entidade e o professor Jerônimo Constantino Borel foi eleito presidente Regional de Pernambuco da SBMP. Esta é primeira vez que a diretoria nacional da SBMP terá uma gestão com representação do Nordeste.

A eleição aconteceu no dia 23 de agosto, durante o 12º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, em Caxambu (MG), em assembleia geral ordinária da SBMP. Criada em 1999, a SBMP é uma sociedade acadêmico-científica que tem como objetivo reunir profissionais e instituições relacionadas ao Melhoramento de Plantas do Brasil a fim de promover o intercâmbio de informações, representar os interesses da classe e estimular as pesquisas nessa área.

Além da professora Francine Ishikawa, a nova diretoria nacional conta com a participação da, pesquisadora da Embrapa Semiárido Rafaela Priscila Antonio, que será a 2a Tesoureira. Para a professora Francine, integrar a nova gestão da SBMP será uma oportunidade de fortalecer as ações e a presença da entidade na região. “Entre as ações propostas pela nova gestão está a realização de eventos na região Nordeste, como o próximo congresso nacional, e de seminários, em Petrolina”, conta.

O professor Jerônimo Borel destaca que a SBMP tem um relevante papel no cenário nacional por unir profissionais que desenvolvem pesquisas e cultivo de plantas das mais variadas espécies para a agricultura brasileira. “Fazer parte da nova gestão é importante por fortalecer nossa linha de pesquisa e ensino, assim como a formação de recursos humanos na área de melhoramento genético de plantas”, afirma o professor.