Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes da Univasf têm projetos aprovados em edital da Facepe

Docentes da Univasf têm projetos aprovados em edital da Facepe

publicado: 16/05/2024 15h24 última modificação: 16/05/2024 15h24

Três docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tiveram projetos aprovados no Edital Nº 21/2023 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). O edital teve como objetivo incentivar atividades científicas, tecnológicas e de inovação para criação e fortalecimento de redes de inovação em instituições de ensino no estado. Foram contemplados os professores Fabricio Souza Silva, do Colegiado de Farmácia (CFarm), Daniel dos Santos Costa e Dian Lourençoni, ambos do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb). Os projetos financiados pela Facepe terão a duração de dois anos.

Com o objetivo de ser um ambiente de inovação farmacêutica, o “Laboratório de Produção Piloto de Medicamentos Inovadores”, do docente Fabricio Silva, pretende realizar a produção de medicamentos a partir de técnicas de eletrofiação e impressão 3D. O projeto será desenvolvido por docentes dos Colegiados de Farmácia, Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia Agronômica, junto ao Hospital Universitário da Univasf, o Sebrae Pernambuco e a startup 3D BioNano. A execução do projeto envolve três etapas: realização do Simpósio de Medicamentos Inovadores; conceitualização de protótipos utilizando os métodos de design thinking; estruturação dos protótipos idealizados e a imersão das equipes no Laboratório, que utilizarão os equipamentos disponíveis para produção e embalagem de produtos.

A “Agrifuture Hub - Hub de Inovação para os Desafios da Agricultura do Futuro”, do professor Daniel Costa, tem como proposta conectar produtores rurais a pesquisadores, consultores, startups, instituições e organizações para desenvolver inovações tecnológicas que promovam sustentabilidade econômica, ambiental e social, junto ao desenvolvimento regional via inovação e empreendedorismo. O projeto será desenvolvido por docentes dos Colegiados de Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia Agronômica, além de outros parceiros para realizar ações como: planejamento estratégico e operacionalização do hub para agricultura e agronegócio na região e promoção da conexão entre produtores rurais e desenvolvedores.

Para promover um ambiente focado na cadeia produtiva de caprinos e ovinos, a Rede de Inovação CaprINovi propõe-se a integrar entidades públicas e privadas para estabelecer um ecossistema de base científica e tecnológica que promova inovação aberta e empreendedorismo, e melhorar a competitividade e sustentabilidade do setor. O projeto do docente Dian Lourençoni será executado pela Univasf em parcerias com outras instituições e cooperativas. As principais ações da rede incluem: ampliação da colaboração entre entidades públicas e privadas; realização de eventos; criação do CaprINovi Labs, ambiente de trabalho para experimentação, desenvolvimento de ideias, prototipagem e testes; entre outros.

registrado em: , , ,