Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes dos Colegiados de Farmácia e Engenharia Agrícola e Ambiental são promovidos à classe de titular

publicado: 19/09/2023 17h10 última modificação: 19/09/2023 17h28

Os docentes Leonardo Cavalcanti, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb), e Jackson Guedes, do Colegiado de Farmácia (CFarm), foram promovidos à classe de professor titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) após apresentarem Defesa de Memorial Acadêmico. As duas bancas foram realizadas pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) no mês de agosto e foram transmitidas pelo canal da TV Caatinga no YouTube.

Professor da Univasf desde 2004, Leonardo Cavalcanti destaca que a promoção significa muito mais que uma conquista pessoal. “Trouxe para mim uma sensação de renovação, de tentar fazer cada vez mais e melhor junto com um sentimento de orgulho por, juntamente com tantas pessoas batalhadoras, ter conseguido construir uma universidade nova”, diz.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Cavalcanti tem mestrado em Fitopatologia, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), e doutorado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Ele atuou como assessor de Projetos Institucionais da Univasf, de 2012 a 2020. É coordenador do Instituto de Pesquisas de Substâncias Bioativas (Ipesb) e do Núcleo de Gestão de Projetos Sociais (NGPS), além de coordenador técnico do Programa de Integração do Rio São Francisco (Pisf) junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O professor Cavalcanti destaca que, como professor titular, pretende ampliar a atuação do NGPS na região, com o estabelecimento de novos projetos, e aumentar o número de pesquisas realizadas no Ipesb. Outro objetivo do docente é fazer um pós-doutorado para conhecer novas culturas, tecnologias e estabelecer novas parcerias. “Sou fruto do ensino público brasileiro, da universidade pública de qualidade. Isso aumenta e muito a minha responsabilidade em devolver tudo que recebi das instituições por onde passei e todo apoio que tive das milhares de pessoas que fazem, lutam e constroem dia a dia todas essas instituições públicas brasileiras”, ressalta.

Para o professor Jackson Guedes, a promoção à classe de titular representa o fechamento de um ciclo de atividades envolvendo ensino, pesquisa, extensão, inovação e atuação na gestão acadêmica. “Acima de tudo, representa fazer uma prestação de contas do nosso trabalho para a sociedade, que financia a universidade e deve ter o retorno desse investimento”, afirma o docente do CFarm e dos Programas de Pós-Graduação em Biociências (PPGB), em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Univasf, e em Biotecnologia, da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

Guedes é graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, pela mesma instituição. Fez pós-doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1B, pela área de Farmácia. Na gestão universitária, foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, no período de 2016 a 2020. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) da Univasf e coordenador brasileiro da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais (Franco-Brazilian Network on Natural Products - FB2NP).

Nesta nova etapa da carreira docente, ele planeja se dedicar à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento de produtos que possam melhorar a vida das pessoas. “Além disso, fazer um pós-doutorado na França, país onde estão as nossas principais parcerias internacionais, em Paris e La Rochelle”, revela Guedes.

A defesa do professor Leonardo Cavalcanti está disponível neste link e a do professor Jackson Guedes pode ser acessada por este link.