Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em comemoração ao Dia da Abelha, Cemafauna promove live sobre “Abelhas como instrumento da revolução financeira”

publicado: 01/10/2020 16h55 última modificação: 01/10/2020 16h55
Gersica Brito

Em alusão ao dia da Abelha, que é comemorado em 3 de outubro, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna – Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá uma live com o tema “Abelhas como instrumento da revolução financeira”. O evento contará com seis pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países para discutir a preservação das abelhas, os fatores econômicos da apicultura e meliponicultura e suas relações. A transmissão será neste sábado (3), às 18h, no canal do Cemafauna no YouTube.

O debate terá como convidados os pesquisadores Nuno Gaspar, da Natural Business Intelligence (NBI); Nuno Gonçalo, da Cardiff University; e Aline Andrade, do Cemafauna; e dos professores Silvia Castro e João Loureiro, da Universidade de Coimbra. A discussão será mediada pela pesquisadora Claudia Martins, do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf. Um dos principais objetivos da live é discutir sobre o conflito entre humanos e abelhas, e com isso entender como esses insetos podem ser agentes de uma revolução financeira.

No bate-papo serão abordadas vertentes diversas sobre o tema. A pesquisadora do Cemafauna Aline Andrade diz que será discutida a ecologia da conservação, que trata do ponto de vista da preservação das espécies de abelhas, e a ecologia humana, que levanta questões voltadas aos interesses humanos, seja relativa à questão socioambiental ou financeira. Ela ressalta que 70% da produção de alimentos do mundo é de responsabilidade das abelhas, em razão do seu papel ecossistêmico na polinização.

Além disso, a pesquisadora ressalta que além da abelha como polinizadora, existem os benefícios dos produtos extraídos dela, como o mel, a própolis e a própria toxina da abelha, que é usada em algumas terapias. Outras questões que estarão em pauta são os efeitos da redução das populações das abelhas para a economia mundial e as principais ameaças às populações de abelhas.

registrado em: , ,