Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em missão internacional docente da Univasf realiza palestras e visita técnica no Peru

Notícias

Em missão internacional docente da Univasf realiza palestras e visita técnica no Peru

publicado: 29/12/2023 11h29 última modificação: 29/12/2023 11h29


O professor Daniel Menezes esteve no Peru em novembro.

Com o intuito de levar experiências de projetos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em Caprinos Leiteiros (Gecal) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o docente do Colegiado de Medicina Veterinária Daniel Menezes, coordenador do Gecal, realizou missão internacional no Peru entre os dias 13 e 16 de novembro. O professor participou como palestrante da Convención Caprina 2023 e realizou visitas técnicas a produtores de caprinos leiteiros peruanos. Na ocasião, ainda foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Univasf e Instituto Nacional de Innovación Agraria do Peru (INIA). Através deste convênio, a partir de 2024, estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade poderão realizar intercâmbio no Peru e a instituição também poderá receber discentes do país vizinho.

Durante a Convención Caprina 2023, que ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro, Daniel Menezes ministrou duas palestras. Uma discutiu o tema de uso de resíduos agroindustriais na alimentação de cabras leiteiras e a segunda abordou a comercialização, marketing e venda de queijo de cabra e como agregar valor ao produto. Nos últimos dois dias de sua passagem pelo país sul-americano, o docente participou como consultor do Programa de Capacitação (Procap) do Peru, através do qual realizou visita técnica a produtores de caprinos do país.

“A visita ao Peru aconteceu após receber um convite do INIA. Lá estão iniciando a produção comercial do leite, queijo e outros produtos lácteos de cabra e entraram em contato para que pudéssemos replicar os projetos que desenvolvemos aqui na região do Vale do São Francisco com o queijo de cabra”, conta Menezes. Segundo o docente, a região possui a maior percentagem de caprinos do Brasil e a experiência internacional possibilitou levar o conhecimento produzido aqui para produtores de outro país. “Temos expertise com cabras e caprinos leiteiros, principalmente. É muito importante passar esse conhecimento, que às vezes a gente só faz aqui no Brasil com os nossos estudantes, para profissionais de outra realidade”, afirma.

Menezes ainda destaca que a Univasf está avançando em seu processo de internacionalização, permitindo, entre outras oportunidades, que estudantes da Universidade possam vivenciar experiências em outros países. “A internacionalização da Univasf está crescendo muito nesses últimos anos e, com isso, tem aumentado bastante o número de convênios. Dessa forma, discentes de graduação e de pós-graduação terão a possibilidade de ir para outros países, vivenciar outras realidades e conhecer pesquisas feitas em outros lugares. Além disso, a Universidade poderá receber estudantes de fora do Brasil na nossa instituição”, ressalta.