Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro Nacional de Farmácias Universitárias (Enfaruni) acontece na Univasf até amanhã (14)

publicado: 13/06/2018 16h45 última modificação: 13/06/2018 17h07
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens Minicursos, palestras, mesas redondas e plenárias fazem parte da programação do evento.

Para se começar uma obra é necessário, primeiramente, consolidar o alicerce. Da mesma forma, o X Encontro Nacional de Farmácias Universitárias (Enfaruni) tem como objetivo principal preparar uma base sólida para que, posteriormente, haja a implantação de uma Farmácia Universitária na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Enfaruni começou na segunda-feira (11) e acontece até amanhã (14), no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro. O evento tem como tema: “Farmácias Universitárias e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais”.

Este tema foi escolhido, porque em outubro de 2017 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Farmácia (DCNs) foram estabelecidas. Assim, a Farmácia Universitária agora é cenário obrigatório de prática, visando à execução de atividades de estágio obrigatório para todos os estudantes do curso. As DCNs do curso de Farmácia foram estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e definem, em âmbito nacional, os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de farmacêuticos. Essas diretrizes devem ser aplicadas na organização, desenvolvimento e avaliação dos projetos pedagógicos dos cursos ofertados pelas instituições de ensino superior do país.

Para discutir este assunto, o Enfaruni tem, em sua programação, minicursos, palestras, mesas redondas, plenárias e a realização do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (FNFU). O professor do Colegiado de Farmácia e um dos organizadores do evento, Roberto Jefferson do Nascimento, destacou ontem (12), durante o evento, que depois da mudança na matriz do curso é preciso discutir o panorama e estabelecer linhas para, assim, direcionar os caminhos a seguir. De acordo com ele, há uma comissão que pretende estruturar uma Farmácia Universitária na Univasf e, por isso, o evento é importante para construir este alicerce.

“Para que possamos construir uma Farmácia de excelência precisamos discutir as temáticas e as novas perspectivas para o modo de atuação do farmacêutico. Dessa forma, esse evento, que não tem um caráter científico, pretende oferecer um arcabouço de informações a fim de causar melhorias nas formas de ensino, pesquisa, extensão e na formação dos futuros farmacêuticos”, afirmou Nascimento.

Estudante do 10º período e monitora do Encontro, Mariana Marinho acredita que a exigência da Farmácia Universitária e as diretrizes atualizadas são a oportunidade de um contato maior com a prática da profissão que os graduando escolheram seguir. “O evento é importante por fortalecer as discussões e termos um contato maior com todas as nossas possíveis áreas de atuação, pois temos oito períodos teóricos e ter a oportunidade de praticar o que aprendemos vai ser um grande diferencial na nossa formação”, comentou.

Já Rossana Calegari veio de Curitiba para participar do encontro. É a primeira vez que a farmacêutica participa e, segundo ela, o que impulsionou sua vinda foi a busca por conhecimentos aplicados na área. “Participei do minicurso sobre Metodologias ativas no ensino-aprendizagem na Farmácia Universitária e tenho gostado bastante do evento. Acredito que a Farmácia Universitária seja uma forma de complementar a formação do farmacêutico, que vai ter contato com a manipulação e dispensação de medicamentos e que, com um acompanhamento efetivo vai ter acesso à realidade da profissão e, consequentemente, será um profissional diferenciado”.

Farmácia Universitária ou Farmácia Escola é um estabelecimento de saúde que oferece serviços farmacêuticos à comunidade, de modo a contribuir para a promoção da saúde e para o uso racional de medicamentos. Outro objetivo é servir como campo de estágio para os acadêmicos de Farmácia, desenvolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão.