Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia de Produção do Campus Salgueiro recebe nota máxima em avaliação para reconhecimento do curso

Notícias

Engenharia de Produção do Campus Salgueiro recebe nota máxima em avaliação para reconhecimento do curso

publicado: 03/10/2024 10h56 última modificação: 03/10/2024 10h56

Conceito 5 para o primeiro curso do Campus Salgueiro: resultado de trabalho coletivo.

O curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), recebeu a nota máxima, o Conceito 5, em avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A avaliação para reconhecimento do curso ocorreu entre os dias 22 e 25 de setembro, de forma remota, e o resultado foi divulgado na última segunda-feira (30). 

O processo de avaliação envolveu diversas dimensões relacionadas ao funcionamento do curso, como infraestrutura, projeto pedagógico, processo de autoavaliação e gestão acadêmica, competências do corpo docente, bem como a relação com os discentes, entre outros aspectos. A comissão avaliadora do Inep reuniu-se com todos os segmentos que compõem o curso de Engenharia de Produção, docentes, discentes e técnicos-administrativos, além da equipe gestora da Univasf.  

Engenharia de Produção foi o primeiro curso a ser ofertado no mais novo campus da Univasf, na cidade de Salgueiro, no sertão central pernambucano. O curso teve início em 2019, com o ingresso da primeira turma no período letivo 2019.1. A Aula Inaugural de Engenharia de Produção foi realizada em 24 de abril de 2019, no auditório do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertãoPE). Atualmente, a graduação tem 69 estudantes matriculados e um quadro docente com 11 professores, parte deles na foto ao lado. A primeira turma irá concluir o curso em 2024.1.

O coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção, Lenilson Olinto Rocha, destaca que o alto conceito obtido pelo curso se deve à dedicação dos professores ao processo educativo, que tem como foco a Engenharia aplicada à execução de projetos. “Nossos professores trouxeram para o curso uma visão de mundo de que o conhecimento na área de Engenharia tem que ser aplicado. Tem que ser aplicável. E por meio dessa aplicação desenvolvemos, ao longo desses cinco anos de curso, mais de 65 projetos. Então, o conteúdo visto em sala é o conteúdo que é aplicado nesses projetos”, relata o professor.

O maior significado da nota máxima nessa avaliação, para o coordenador, é a constatação de que um trabalho coletivo está modificando a realidade do sertão central, especialmente de Salgueiro. “Congregamos pessoas com diferentes formações, trabalhando em prol de um objetivo que é levar essa educação de qualidade. O reconhecimento atesta esse esforço individual e ao mesmo tempo coletivo do corpo docente e dos técnicos-administrativos. Mesmo na falta de infraestrutura física estamos ofertando o melhor em nossas profissões, que é o educar, ensinar o aluno o conteúdo e o aluno aplicar esse conhecimento”, afirma Rocha.

O processo de avaliação do Inep adota uma escala de conceitos que vão de 1 a 5, em que o último é o mais alto. A procuradora Educacional Institucional da Univasf, Ana Cleide da Silva Dias, diz que os cursos com conceito 5 são considerados cursos de excelência. “São cursos que oferecem qualidade de ensino, devendo ser vistos como referência pelos demais cursos ofertados pela Instituição”, observa.  Segundo ela, o reconhecimento do curso, assim como a renovação de reconhecimento, é condição necessária para a oferta de novas vagas e a expedição de diplomas.

O reitor Telio Nobre Leite, que participou de todo o processo de criação do Campus Salgueiro, à época como vice-reitor da Univasf, resgata a origem do curso. “Há cinco anos, a Univasf deu início ao curso de Engenharia de Produção no Campus Salgueiro com muitos desafios, entre eles implantar um currículo inovador no sertão central de Pernambuco. Esse processo ocorreu a partir de uma seleção de professores qualificados e competentes, servidores e colaboradores extremamente empenhados e estudantes dedicados, com uma boa infraestrutura e uma boa relação com as instituições de ensino da região”, relembra.

Telio Leite ressalta que o conceito máximo no reconhecimento do primeiro curso do Campus Salgueiro demonstra o acerto do processo de expansão da graduação da Univasf. “Esse ano, nós tivemos também o reconhecimento com nota máxima, com excelência acadêmica, do curso de Medicina, em Paulo Afonso (BA). Agora, no mês em que completamos 20 anos de atividades acadêmicas, o curso de Engenharia de Produção conquista o maior conceito de curso na sua primeira avaliação. Isso significa que a Univasf vem se expandindo e consolidando seus cursos compatibilizando a democratização do acesso à educação superior, pelo processo de interiorização, com a excelência acadêmica na formação profissional”, conclui o reitor.