Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe Cactus Rockets Design da Univasf fica em 3º lugar em competição internacional com protótipo de foguete

publicado: 04/11/2022 12h17 última modificação: 04/11/2022 12h17
Júlia Mendes

Em sua segunda participação na LASC, equipe da Univasf obtém melhor desempenho e se destaca./ Fotos: Arquivo do projeto.

Entre mais de 40 projetos de todo o mundo, o foguete da equipe Cactus Rockets Design, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi um dos destaques na Latin American Space Challenge (LASC) 2022, competição de foguetes e satélites da América Latina. A equipe de foguetemodelismo da Univasf alcançou o 3º lugar na categoria 0,5 quilômetro de apogeu, sendo o único time nordestino na categoria. A competição aconteceu no período de 5 a 7 de agosto, na cidade de Tatuí, em São Paulo.

No ranking geral, o Galileu-02, desenvolvido pela Cactus Rockets Design, foi notabilizado com o 12º lugar entre os projetos participantes. A equipe é formada por 18 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção e da Computação, sob coordenação dos professores Edna Santiago Benta e José Bismark de Medeiros, do Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC). Na competição, os discentes que compõem a Cactus Rockets Design submeteram um relatório contendo todas as informações do Galileu-02, que passa por uma inspeção presencial e é lançado.

Esta foi a segunda participação da equipe na Latin American Space Challenge (LASC). Em 2021, a Cactus Rockets Design ficou em 5º lugar na categoria de 0,5 quilômetro de apogeu e em 15º lugar no ranking geral. O capitão da equipe Talisson Cardoso Damião, estudante do 6º período de Engenharia da Computação, explica que o foguete de 2021 passou por melhorias na base teórica, simulação e manufatura, resultando no protótipo apresentado na competição desse ano. “O foguete é construído com diversos materiais, a depender da peça ou componente. Alguns desses materiais são o ABS, polímero muito utilizado em impressões 3D; fibra de vidro, PVC, aço, alumínio, nylon e madeira. O protótipo tem o princípio de funcionamento baseado na terceira Lei de Newton, lei da ação e reação”, conta.

Para Damião, a competição contribuiu para que a equipe adquirisse experiência e conhecimento para projetos futuros. “O Cactus Rockets Design é a representante da Univasf e do Vale do São Francisco na área de foguetemodelismo. Participar de competições e conseguir boas colocações é levar para o Brasil e para o mundo o nome da Universidade, do Vale do São Francisco e do Nordeste. Além disso, ter esse reconhecimento desperta o interesse da comunidade externa, inspirando as próximas gerações de engenheiros”, ressalta.

A professora Edna Santiago Benta destaca que, ao participar do projeto, os estudantes podem descobrir habilidades que muitas vezes desconheciam. “Essa vitória tem um significado épico para a equipe, uma vez que, obter um resultado significativo como este, competindo com as equipes mais experientes do país, trouxe uma motivação a mais para nossos estudantes. A Cactus demostrou sua capacidade, profissionalismo, competência e o potencial para alcançar resultados cada vez melhores”.

Cactus Rockets Design – Fundada em 2019 por estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Univasf, a Cactus Rockets Design é resultado de um projeto de extensão que tem como objetivo a construção de foguetes modelo a fim de participar de competições nacionais e internacionais. A iniciativa busca desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, elaborando pesquisas e projetos na área aeroespacial. Mais informações sobre a Cactus Rockets Design podem ser encontradas no Instagram.