Notícias
Espaço Arte, Ciência e Cultura da Univasf realiza 22ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia de 18 a 22 de novembro
O Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá a 22ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia (SNCT), entre os dias 18 e 22 de novembro. O evento tem como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” e contará com uma programação formada por oficinas, apresentações culturais e exposições. A programação é gratuita e aberta a toda a comunidade.
A realização da 22ª SNCT conta com apoio do edital nacional Pop Ciência CNPq/MCTI, por meio do projeto “Do Velho Chico ao Oceano: Popularizando a Cultura Científica das Águas no Sertão Pernambucano”. A abertura do evento será realizada na terça-feira (18), a partir das 18h30, com o cortejo “Opará: batuque do rio que é mar”, conduzido pelo grupo percussivo Baque Opará. O cortejo sairá do letreiro “Eu Amo Petrolina” e percorrerá a orla até o EACC. Em seguida, a Trupe Errante apresentará o espetáculo teatral “Palavras Andantes”.
O evento promoverá sete oficinas interativas e expositivas, que serão abertas ao público em geral. As oficinas práticas têm vagas limitadas. As inscrições poderão ser realizadas no EACC meia hora antes de cada atividade. As oficinas tratarão de assuntos diversos ligados ao tema central, como “Biodiversidade Aquática do Rio São Francisco” e “Observação do Céu e do Clima: Meteorologia Comunitária”. Além das oficinas, haverá diversas exposições na programação, que pode ser acessada no site do EACC.
A proposta do evento nasceu da compreensão de que, embora o Sertão esteja distante fisicamente dos oceanos, encontra-se conectado a eles por meio das bacias hidrográficas, especialmente a do Rio São Francisco. Sendo assim, a integração se estende aos ecossistemas, culturas e modos de vida. A programação propõe uma reflexão sobre o papel do Semiárido na governança da água e na cultura oceânica, reforçando a importância de reconhecer que cuidar dos rios interiores é também cuidar dos mares.
“Ao valorizar o Velho Chico como elo entre o Sertão e o oceano, o evento busca ampliar a consciência sobre a responsabilidade compartilhada na conservação dos recursos hídricos e na construção de uma cultura científica mais inclusiva e territorializada”, destaca a professora do Colegiado de Ciências Biológicas e diretora do EACC, Patrícia Nicola, sobre o evento. A programação detalhada e outras informações podem ser obtidas no site e no Instagram do EACC.
