Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições para 2° Seminário de Teoria Arqueológica Contemporânea (Seta)

publicado: 05/05/2021 16h56 última modificação: 05/05/2021 16h59
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o 2° Seminário de Teoria Arqueológica Contemporânea e o 2° Seminário de Pesquisa dos Discentes da Pós-Graduação (Seta). Os eventos serão realizados simultaneamente e de forma on-line de 18 a 20 de agosto, com o tema central "Perspectivas Arqueológicas no Presente e para o Futuro". As inscrições são gratuitas e estão abertas até 17 de agosto.

O 2º Seta é direcionado a pesquisadores envolvidos com as temáticas, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de áreas afins e à comunidade em geral. Os interessados podem se inscrever pelo site do evento. Trabalhos podem ser submetidos até 30 de junho nas modalidades Comunicação, Exposição fotográfica e Pôster digital. A organização do evento é uma iniciativa dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPArque), ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

O objetivo desta segunda edição do Seta é possibilitar a publicização de pesquisas e a construção de novos questionamentos, fomentando conexões entre a realidade do semiárido e de outras regiões do país, pensando principalmente, a teoria arqueológica frente aos desafios contemporâneos, assim como, refletir sobre o fazer arqueológico no contexto de pandemia e pós-pandemia. O evento será dividido em três eixos temáticos: Arqueologia e Transdisciplinaridades; Diásporas Africanas e Diálogos arqueológicos; e Arqueologias, comunidades e construção de Narrativas.

A programação do seminário está disponível no site do 2º Seta. Outras informações também podem ser acompanhadas pelo Instagram do evento. O 1º Seta aconteceu no Campus Serra da Capivara, em 2019, antes da pandemia de Covid-19, também organizado pelos discentes do mestrado em Arqueologia.