Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante da Univasf é premiado em três categorias no Desafio de Ideias do Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco

publicado: 27/08/2019 15h02 última modificação: 27/08/2019 17h18
Gersica Brito

Egresso do curso de Engenharia Agronômica e mestrando em Agronomia – Produção Vegetal na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Bruno Emanuel Souza Coelho recebeu três prêmios em diferentes categorias do Desafio de Ideias, no último dia 9. O Desafio de Ideias: Meu Sertão – Soluções para o semiárido aconteceu durante o Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco, nos dias 8 e 9 de agosto, em Petrolina (PE). O mestrando foi premiado nas categorias de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Engenharias.

O concurso desafiou os participantes a criarem soluções inovadoras que pudessem ser viabilizadas, a fim de facilitar a convivência com o semiárido nordestino. Coelho foi premiado em 1º lugar pelo “Secador Solar de Baixo Custo com Convecção Forçada de Ar e de Exposição Direta: Uma Alternativa Ao Alcance do Pequeno Produtor Rural”, na categoria de Ciências Agrárias; em 2º lugar pelo projeto “Aplicação Campos Elétricos Pulsados de Alta Intensidade (CEPAI) em Suco de Acerola”, na categoria de Ciências Biológicas; e em 2º lugar pela “Produção de Polpa de Acerola ‘junko’ em Pó por Secagem em Camada de Espuma”, apresentada na categoria de Engenharias.

A primeira ideia, o secador solar, tem como objetivo desidratar frutas e hortaliças através de um secador de baixo custo, que utiliza materiais alternativos, como tambor, vidro, entre outros. A segunda ideia, CEPAI, tem como intuito substituir o uso do calor no tratamento do suco de acerola e assim, conseguir uma redução microbiológica sem minimizar a degradação da vitamina C. A terceira ideia, produção de polpa de acerola, foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Bruno, orientado pelo professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, Acácio Figueiredo Neto, e tem como objetivo principal utilizar o método de secagem em camada de espuma para a transformação da polpa de acerola em pó.

“Acredito que com essas premiações a instituição percebe a importância de continuar investindo em educação, que a dedicação de alunos e professores à pesquisa e à extensão está gerando frutos promissores”, ressalta a professora do Colegiado de Engenharia Agronômica e orientadora do trabalho premiado em 1º lugar, Karla Melo. Os trabalhos foram desenvolvidos no Laboratório de Agroindústria e no Laboratório de Eletrificação e Construções Rurais do Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, e também no Laboratório de Armazenamento de Produtos Agrícolas (LAPA) do Campus Juazeiro. Dentre os fatores que levaram Bruno a desenvolver ideias como essas, ele destaca a oportunidade de participação em projetos de pesquisa e extensão durante a graduação.