Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante da Univasf tem pesquisa premiada no EndoRecife 2023

Estudante da Univasf tem pesquisa premiada no EndoRecife 2023

publicado: 18/07/2023 11h49 última modificação: 18/07/2023 11h49
Nicole Muniz

A pesquisa “Pessoas com Diabetes tipo 1 apresentam similar variação da glicemia após exercício aeróbico intervalado e musculação com intensidade e duração pareadas?” apresentada por Sheila Oliveira Falcão, discente do curso de Medicina, Campus Sede, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ficou em 3º lugar na categoria Tema Livre do Prêmio Professor Ney Cavalcanti do EndoRecife 2023. Organizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Pernambuco (SBEM), o evento está na sua 26° edição e aconteceu em Recife (PE), entre os dias 29 de junho e 1º de julho.

A pesquisa foi desenvolvida através do projeto de extensão "Exercício Físico como Açúcar Diário" da Univasf, uma continuação das atividades relacionadas ao doutorado do professor Jorge Luiz de Brito Gomes, docente do Colegiado de Educação Física e do Programa de Pós Graduação em Educação Física (PPGEF).

O trabalho é voltado para compreender como ocorre a variação glicêmica das pessoas com diabetes tipo 1 em determinados exercícios, como aeróbico e resistido, ou na combinação entre eles, em diferentes níveis de intensidade, tempo e capacidade. A partir disso, visa entender se há um controle da glicemia em pacientes durante o exercício, para que ocorram menores chances de hipo e hiperglicemia para tornar a prática mais segura para a pessoa portadora desse tipo de diabetes.

Segundo a estudante, Sheila Falcão, ser premiada no EndoRecife 2023 comprova a dedicação dos envolvidos no projeto e aumenta as expectativas para a continuação da pesquisa. “Fazer parte de um projeto onde o trabalho multidisciplinar de diversos profissionais é respeitado e vivido na prática, já na graduação, está sendo uma oportunidade única para mim”, afirma. Sheila acredita que a premiação deve incentivar ainda mais a pesquisa dentro na Univasf.

Para o professor Gomes, orientador da pesquisa, o prêmio demonstra a importância dos discentes executarem, de forma supervisionada, sua função como futuro profissional, ao auxiliar desde já a sociedade. “Para a Univasf, acredito que o prêmio é um feedback para mostrar que a dedicação e esforço de cada funcionário desta universidade tem um retorno: formar recurso humano de excelência”, diz.

O trabalho também teve contribuição de outros estudantes da Univasf, sendo eles Tamy Beatriz Freire, discente do curso de Medicina, Pablo Gabriel da Silva, discente do curso de Educação Física, Cleiziane dos Santos e Emily Graziely Oliveira, discentes do curso de Psicologia, Andressa Reis, nutricionista e aluna de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Física, além da endocrinologista da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e parceira do projeto, Hildene Carneiro de Castro.

O projeto de extensão "Exercício Físico como Açúcar Diário" teve as atividades iniciadas em 2019 e, desde então, conta com a participação de estudantes bolsistas, de extensão e pesquisa; e discentes de mestrado e doutorado que auxiliam no atendimento a essa população. Além do apoio de profissionais da área de educação física, nutrição, fisioterapia, medicina e psicologia que contribuem na realização dos atendimentos, o projeto oferece exercícios semanalmente aos pacientes e possui parceria com um laboratório de análises, de bioanálises e diagnóstico.