Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante de Ciências Biológicas representará a Univasf no “Y20 Consultation" realizado pelo G20 na Índia

publicado: 23/05/2023 10h19 última modificação: 23/05/2023 10h19

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá um representante no fórum diplomático “Y20 Consultation”, promovido pelo G20, entre os dias 1º e 2 de junho, na índia. O estudante do curso de Ciências Biológicas, Vladimir de Sales Nunes, será o único participante do Brasil na programação do evento, que acontecerá na Indira Gandhi National Tribal University (IGNTU). O Y20 tem como objetivo reunir jovens líderes de todo o mundo engajados em atividades para solução de problemas globais dentro da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Vladimir integrará a mesa redonda intitulada "Energia Verde e Tecnologias Sustentáveis”, com palestrantes do Japão e Índia, que acontecerá no dia 1º. Na ocasião, o estudante da Univasf irá apresentar a Caatinga, suas particularidades e biodiversidade, bem como expor a importância das comunidades tradicionais que habitam esse ecossistema para a luta contra as mudanças climáticas e mostrar exemplos de convivência com o semiárido. Além disso, Vladimir levará mostras dos trabalhos que a Univasf desenvolve sob o ponto de vista sustentável como o Sisteminha e a Agrofloresta do Espaço Plural.

A participação de Vladimir no evento advém de um convite feito pela IGNTU, através do professor Bhumi Nath Tripathi, coordenador da Y20 Consultation em Amarkantak. “Bhumi Nath participou da IX Semana Acadêmica de Biologia da Univasf e, ao longo do tempo, mantivemos contato. Os nossos trabalhos sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável chamaram sua atenção e resultaram nesse convite”, conta o discente.

Na oportunidade, a Univasf, através de Vladimir, levará um protocolo de intenções, elaborado pela vice-reitoria Lucia Marisy Ribeiro, com o objetivo de instituir vínculos acadêmicos e científicos entre a Univasf e a IGNTU, o que permitirá, futuramente, estabelecer parcerias como intercâmbios de discentes e servidores, projetos de pesquisa e extensão, orientações acadêmicas, entre outras possibilidades.

Vladimir está entusiasmado com a experiência de participar do Y20 Consultation. “As expectativas estão em alta, tanto por vivenciar uma oportunidade única de enriquecimento cultural e conhecer um novo país, em um continente diferente, quanto pelas possibilidades que deverão se abrir a toda a Univasf através das parcerias que serão estabelecidas”, afirma.