Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante de Psicologia da Univasf é premiado na 23ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe

publicado: 17/07/2019 10h57 última modificação: 23/07/2019 14h15
Beatriz Granja
Ítalo Ramon Menezes apresentou o trabalho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE)

O estudante do quinto período do curso de Psicologia, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Italo Ramon Menezes, levou o prêmio ‘Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista’, na 23ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). O trabalho levou o prêmio na categoria “Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Arte”.  A Jornada aconteceu entre os dias 2 e 5 de julho, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE). A pesquisa também foi aprovada para ser apresentada no Congresso International Society for Human Ethology (ISHE), na cidade de Zadar, na Croácia, que acontecerá no período de 21 a 24 de agosto.

Intitulado por “Crianças de exatas e crianças de humanas: um estudo sobre a disponibilidade de bens de consumo e brincadeiras”, o estudo é uma pesquisa de levantamento de dados com graduandos, que visa identificar se os comportamentos parentais e sociais em relação ao gênero, durante a infância, teve alguma influência para a vida adulta e profissional do estudante. O trabalho foi desenvolvido no período de agosto de 2018 a julho de 2019, com a orientação da professora do Colegiado de Psicologia da Univasf, Ivani Brys; e da professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Juliana Lucena.

O autor da pesquisa, Italo Ramon Menezes, relata que o trabalho visa refletir como os comportamentos parentais envoltos no gênero das crianças limitam as suas escolhas. “Tem toda questão social envolvida, como as oportunidades que os pais dão as crianças e, muitas vezes, são limitadas em razão do gênero. No Brasil, não temos muitos estudos empíricos sobre o tema, então este estudo se torna um pontapé inicial para compreender melhor essas questões”, conta o estudante.

Para a professora Ivani Brys, o estudo propõe questionamentos sobre politicas públicas acerca da temática. “Nós demonstramos que essas lacunas podem se estabelecer desde cedo, quando o ambiente em que a criança está exposta é limitado pelos adultos em função do gênero. É importante, portanto, que políticas públicas voltadas para a promoção de igualdade de oportunidades entre os gêneros contemplem a realização de ações na infância”, diz a professora.

Ivani destaca que esse prêmio é resultado da parceria interinstitucional entre a Univasf e UPE, para construção de um trabalho de qualidade. “É importante ressaltar que o projeto concorreu com outros estudos de ótima qualidade, desenvolvidos em todo o Pernambuco, inclusive aqueles produzidos na capital, Recife. Esse prêmio coloca a Univasf e a UPE como instituições de referência para a pesquisa na área de Ciências Humanas no nosso estado”, afirma.

Italo agora se prepara para apresentar o seu trabalho no Congresso International Society for Human Ethology, na Cróacia. Ele declara que a experiência será uma grande oportunidade para a sua capacitação profissional. “É a primeira vez que estou indo para o exterior, só por conta disso é uma ótima oportunidade, vai ser uma grande experiência. Além disso, vou participar de um congresso internacional de etologia humana, que pode me capacitar enquanto profissional e me possibilitar de ter contatos com profissionais e com grandes pesquisadores da área”, finaliza.

registrado em: ,