Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf conquistam 1º e 5º lugar no II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

publicado: 06/12/2022 10h06 última modificação: 06/12/2022 10h08
Júlia Mendes

As discentes Luise de Paula Soares e Bárbara Jacqueline Alves, do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), alcançaram 1º e 5º lugar, respectivamente, no II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas. A mostra científica do congresso, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), contou com mais de mil trabalhos apresentados. O evento aconteceu entre os dias 10 e 12 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O trabalho “Literatura de cordel com tradução em língua de sinais: relato de experiência na promoção de educação em saúde virtual durante a pandemia de Covid-19” deu à discente do 8º período Luise de Paula Soares o 1º lugar na área de Farmácia Clínica. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf e relata a experiência do setor na promoção de educação em saúde, utilizando o uso da literatura de cordel em dez vídeos com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a pandemia da Covid-19, além de ressaltar a importância da utilização de estratégias lúdicas que aproximem a população do conhecimento científico, de maneira acessível e inclusiva.

Os cordéis foram escritos pelos egressos da Univasf Isla Rayane de Sousa Lopes e Manoel Augusto Freitas Santos durante a graduação e traduzidos para Língua Brasileira de Sinais (Libras). O trabalho apresentado por Luise foi realizado sob a orientação da professora Deuzilane Muniz Nunes, coordenadora do CIM-Univasf. A professora destaca que a própria apresentação no congresso ocorreu em português com intepretação para Libras, de forma inovadora. A interpretação foi realizada pelo egresso de Farmácia Ricardo Simões, que atualmente é discente do Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas da Univasf.

Para Luise Soares, esse prêmio mostra o potencial da Universidade em produzir trabalhos de qualidade. “Essa conquista reafirma que podemos produzir trabalhos fantásticos mesmo com recursos limitados. Fizemos tudo a partir do equipamento dos discentes, como celulares, programas de edição de vídeo e iluminação. Além disso, é uma valorização da cultura nordestina e uma forma de dar visibilidade para a discussão sobre acessibilidade e inclusão”, destaca. Os vídeos estão disponíveis no canal do CIM no Youtube.

Avaliar a influência da composição no desenvolvimento de uma blenda polimérica, contendo os polímeros Pluronic (PLU) e Álcool Polivinílico (PVA), como materiais promissores para realizar reparação no tecido cutâneo foi o alvo da pesquisa da estudante do 8º período Bárbara Jacqueline Alves, que recebeu menção honrosa pelo 5º lugar na mostra científica. O trabalho “Influência da composição no desenvolvimento de blenda polimérica” foi orientado pela professora do Colegiado de Farmácia Joyce Kelly Marinheiro da Cunha Gonsalves. “A finalidade da blenda polimérica de PVA/PLU é o desenvolvimento de uma biocola cirúrgica com alta adesividade”, explica Bárbara.

Ela ressalta a alegria de ter alcançado a colocação. “Foi muito gratificante ter meu trabalho reconhecido em meio a tantos trabalhos bons, de pessoas com mestrado e doutorado. Fiquei muito feliz, pois mostra a potência que o Nordeste e a Univasf têm no desenvolvimento de pesquisas”.

II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas – Com o tema “Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Assistência à Saúde”, o II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas contou com mais de mil trabalhos apresentados e 15 premiados. O evento, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia com apoio da EMS, Rennova Completa e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), contou também com minicursos e palestras em sua programação.