Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf conquistam prêmio e menção honrosa na 27ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe

publicado: 22/06/2023 12h44 última modificação: 22/06/2023 12h44

Pesquisas de três estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se destacaram entre os melhores trabalhos apresentados na 27ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Um trabalho, na área de Ciências Agrárias, conquistou o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista, que premia os dois melhores de cada grande área do conhecimento. As outras duas pesquisas receberam menção honrosa nas áreas de Ciências Agrárias e Engenharias. O anúncio das pesquisas premiadas ocorreu no dia 16 de junho, durante a cerimônia de encerramento da Jornada, realizada de forma remota.

A estudante Istefani Moreira Mota, do curso de Zootecnia, recebeu o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista e as estudantes Clara Emmanuelle Souza Mendes, do curso de Engenharia Elétrica, e Jayslane Santos da Silva, do curso de Engenharia Agronômica, receberam menção honrosa por seus trabalhos.

O “Efeito do extrato da Passiflora foetida L. em substituição ao meio básico de cultivo in vitro de folículos secundários ovinos isolados” é o título do trabalho da estudante do 8º período Istefani Moreira Mota, orientado pela técnica de laboratório da Univasf Alane Pains Oliveira do Monte. A pesquisa, premiada na área de Ciências Agrárias, avalia o efeito de um extrato de planta, a passiflora foetida, endêmica da Caatinga, como meio alternativo no cultivo de folículos ovarianos de ovelhas. "Com essa pesquisa, vimos que a maior concentração usada do extrato, 50ug/ml, foi semelhante ao meio comercial comumente utilizado. Ou seja, com o extrato, haveria um melhor custo-benefício durante o cultivo", afirma a estudante.

Istefani ficou surpresa com o resultado da premiação e não esconde a felicidade pelo reconhecimento obtido. "Receber o prêmio foi uma surpresa, eu não esperava. Mas foi bom saber que todo esforço e dedicação trouxe algum retorno. Estou muito feliz", diz.

Discente do 7º período, Clara Emmanuelle Souza Mendes recebeu menção honrosa pelo trabalho "Segmentação de paredes de carótidas em imagens longitudinais de ecocardiografia através de aprendizado profundo", orientado pelo professor Rodrigo Pereira Ramos, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel). O objetivo da pesquisa é desenvolver uma solução capaz de avaliar previamente disfunções cardíacas, baseando-se na análise do espessamento médio-intimal (EMI) através do processamento digital das imagens de ecocardiografias. “Como resultado da pesquisa, podemos notar que a ferramenta desenvolvida cumpre o propósito de identificar de forma automática a localização e a posição correta na qual o EMI está inserido, para que posteriormente sejam implementados parâmetros de auxílio ao diagnósticos de anomalias cardiovasculares”, conta Clara.

A jovem ainda relata que o período de desenvolvimento da pesquisa foi intenso, mas gratificante. “Durante o período de elaboração consegui relembrar o propósito de estar fazendo a graduação: descobrir novas técnicas para construir a solução para um determinado problema. O período de desenvolvimento do projeto foi muito intenso, me encontrei em um novo cenário onde eu deveria ter a autonomia para buscar as ferramentas capazes de construir o que estava sendo proposto. Saber que todo o trabalho de desenvolvimento culminou no reconhecimento da Facepe é energizante, me dá forças para acreditar ainda mais no meu propósito”, afirma.

O trabalho desenvolvido pela discente do 7º período Jayslane Santos da Silva foi homenageado na área de Ciências Agrárias. Orientada pela pós-doutoranda Roberta Lane de Oliveira Silva, a pesquisa tem como título “Caracterização estrutural e expressão diferencial de fatores de transcrição BZIP em Passiflora edulis micorrizado e sob indução de fusariose” e analisa as proteínas regulatórias dos Fatores chamados bZIP, a fim de escolher bons candidatos, que futuramente possam ser utilizados no melhoramento de plantas. “Ao realizar alguns processos de bioinformática, obtivemos dados específicos sobre cada proteína, e por fim validamos em RT-qPCR. Nós observamos cada proteína e suas características, o peso molecular, onde ela se encontra no núcleo, se possui domínios e motivos conservados, o ponto Isoeletrico a fim de selecionar os melhores e realizar a validação”, explica Jayslane.

Jayslane sente-se grata e feliz pelo resultado alcançado. “Foi uma coisa muito gratificante, eu não esperava. Minha orientadora e coorientadora trabalharam muito para chegarmos a esse resultado. A menção honrosa foi o resultado do trabalho conjunto de uma equipe e isso me deixou extremamente feliz”, celebra a estudante.

Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista – Com o tema “20 Anos do Estatuto da Pessoa Idosa: uma reflexão”, a 27ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe contou com a participação de cerca de 560 projetos desenvolvidos em 23 campi de Instituições de Ensino Superior de Pernambuco, sendo nove da Região Metropolitana do Recife e 14 de cidades do Interior como Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão. O evento premia, anualmente, os dois melhores trabalhos de cada grande área do conhecimento. Outros três trabalhos de uma das grandes áreas do conhecimento também são reconhecidos e homenageados pela Facepe com Menção Honrosa. O Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista foi criado em 1997 e faz uma homenagem a um dos mais importantes cientistas pernambucanos e que mais contribuiu para a ciência brasileira, que faleceu em 2013.