Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf realizam cadastro de doadores de medula óssea em parceria com o Hemocentro de Petrolina

publicado: 24/07/2023 11h32 última modificação: 24/07/2023 11h35

Será realizada nesta quarta-feira (26), no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma ação para cadastro de doadores de medula óssea, no espaço cantinho das mães, próximo ao Restaurante Universitário (RU). A atividade, que acontece das 8h às 12h, será realizada pelo Hemocentro Regional de Petrolina (Hemope), com a colaboração de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

Qualquer pessoa entre 18 e 35 anos pode se cadastrar como doador. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha com dados pessoais, na assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido e na coleta de uma amostra de cinco mililitros de sangue. Os interessados precisam levar documento de identidade com foto (RG) e CPF.

A amostra de sangue coletada será encaminhada pelo Hemope ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que realizará testes de histocompatibilidade e armazenará as informações em um banco de dados. A pessoa cadastrada só será consultada para realizar a doação quando aparecer um paciente compatível com o sangue coletado. Para se tornar um doador, basta estar em bom estado geral de saúde. As únicas restrições são não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica, como câncer, do sangue ou do sistema imunológico.

Esta já é a terceira ação realizada pelos estudantes da Univasf. A ideia de realizar esta atividade surgiu após uma visita técnica ao Hemope, realizada na disciplina de Hematologia e coordenada pelo professor do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf Diego César Nunes da Silva. A primeira ação, que foi desenvolvida em 2017, conseguiu realizar 201 cadastros. Na segunda, realizada em 2019, foram cadastradas 100 pessoas como possíveis doadoras. “Ações como esta são verdadeiros atos de solidariedade que podem salvar vidas. Em 2017, foi realizada a primeira ação e, através dela, foi encontrado o primeiro doador compatível do banco do Hemocentro de Petrolina. Por isso é importante abraçar campanhas como esta que ajudam toda a sociedade”, ressalta o professor Silva.