Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf realizam III Feira de Saúde do Curso de Enfermagem

Estudantes da Univasf realizam III Feira de Saúde do Curso de Enfermagem

publicado: 12/12/2019 15h51 última modificação: 12/12/2019 15h51
Layla Shasta

Quem passou em frente à biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Sede, em Petrolina (PE), ontem (11), encontrou algo diferente do que costuma se ver por ali. Isto porque estudantes do 6º período do curso de Enfermagem montaram seis estandes no local para conversar e orientar a comunidade, de maneira didática e criativa, sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Esta foi a terceira edição da “Feira de Saúde do Curso de Enfermagem”, mostra na qual discentes promovem apresentações e dinâmicas para esclarecer dúvidas sobre prevenção e cuidados relacionados à saúde sexual. Além das exposições, no evento foram realizados testes rápidos para detecção de ISTs e promovido um espaço para aconselhamento e orientação com profissionais da saúde.

A iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre os módulos de Saúde Coletiva e de Saúde da Mulher, ofertados no 6º período da graduação em Enfermagem da Univasf. O tema das ISTs é comum aos dois estudos e nos estandes dos alunos foi explicado o que são, como ocorre a transmissão e como são feitos diagnóstico e tratamento das seguintes patologias: Aids e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), corrimento uretral, corrimento vaginal, Papilomavírus Humano (HPV) e Vírus linfotrópico da célula T humana (HTLV) e sífilis.

A feira teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina. Profissionais da saúde ligados à secretaria promoveram testes rápidos para detecção de infecções e aconselhamento médico aos visitantes que receberem os resultados dos exames. Este tipo de teste é feito a partir da coleta de sangue e o resultado sai na hora.

A professora do Colegiado de Enfermagem Michelle Vieira explicou que a ação teve como objetivo fazer com que os alunos se apropriem dos conteúdos, trabalhem em equipe e desenvolvam a capacidade de iniciativa e criatividade, além de oferecer informação e servir de alerta para a população e a comunidade acadêmica.

Silvia da Rocha, discente do 7º período do curso de Psicologia da Univasf, participou de brincadeiras como “a caixa das sensações”, um jogo didático sobre HTLV e HPV. Ela conta que achou a feira rica em conhecimento e sugere que ela seja inserida também em ambientes escolares. “É uma feira que não pode ficar só no âmbito da Univasf, tem que ser levada para as escolas, porque é muito rica de informação e o público adolescente se interessaria muito. Está muito interativa e lúdica e isso chama a atenção do público mais jovem. Os estudantes de Enfermagem estão de parabéns”, opinou.

Kalliny Barbosa faz parte deste grupo de estudantes. Uma das responsáveis pelo estande sobre “Corrimentos Vaginais”, ela destacou a relevância da feira enquanto ação que permite que os alunos ocupem espaços sociais para levar informação à sociedade. Kalliny ressaltou que em frente à biblioteca circulam discentes de todos os cursos do Campus, com quem puderam dialogar e incentivar os cuidados para a prevenção de infecções.

Para Kalliny, este projeto é importante, pois estimula os estudantes da área de saúde, a pensar novas estratégias para fornecer este tipo conhecimento à população. “Nós somos orientados a falar da forma mais simples possível para que as pessoas possam ter um bom entendimento”, comentou.