Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de comunidades tradicionais recebem certificado por curso de Inclusão Digital do CRC-Univasf

Notícias

Estudantes de comunidades tradicionais recebem certificado por curso de Inclusão Digital do CRC-Univasf

publicado: 05/04/2023 18h26 última modificação: 05/04/2023 18h26
Renata Freitas

Cerimônia reuniu estudantes, representantes do MCom e da Univasf e parceiros do CRC-Univasf.

Software livre, memória RAM, placa mãe, pente de memória. Estes termos são uma amostra do repertório de conhecimentos que Bruno Reis Resende, de 11 anos, levará de volta para sua comunidade indígena, em Sento Sé (BA), da experiência vivida no curso de Inclusão Digital, realizado pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Ele citou esses e outros termos que aprendeu enquanto mostrava os certificados das diversas formações feitas ao longo de uma semana no Espaço Plural. Bruno Resende, pertencente à tribo Atikum, é um dos 300 estudantes que receberam os certificados pela formação durante a cerimônia realizada ontem (4) a tarde, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do reitor pro tempore da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima.

A estudante Bianca Stefany Pereira dos Santos, da tribo Kariri-xocó, também participou do curso e planeja passar as informações para sua comunidade. Discente do curso técnico integrado em Administração no Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus, em Paulo Afonso (BA), Bianca registrou cuidadosamente o conteúdo dos cursos por texto e imagem e foram as aulas de montagem e manutenção de computadores que mais chamaram sua atenção durante a formação no CRC. “Gostei mais dessa parte e ninguém faz isso na minha comunidade. Então, vou poder ensinar a montar e a fazer a manutenção dos computadores e ajudar a quem precisar fazer isso”, contou.

Bianca dos Santos e Bruno Resende: multiplicadores do conhecimento nas comunidades de origem.

A cerimônia de certificação reuniu um público diverso formado pelos estudantes concluintes, que são indígenas das tribos Atikum, Kariri-xocó e Pankararu, discentes e servidores da Univasf e de outras instituições de ensino da região, a exemplo dos Institutos de Educação da Bahia (IFBA) e do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE), e autoridades, entre elas o secretário de Telecomunicações do MCom, Maxmiliano Martinhão; o diretor de Projetos de Infraestrutura e Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Rômulo Barbosa; o coordenador-executivo de Programas e Projetos Estratégicos, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Bites de Carvalho, representando o governador; e a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos.

A coordenadora geral do CRC-Univasf, professora Márcia Bento Moreira, ressaltou que o programa já capacitou mais de 3,7 mil pessoas e recondicionou mais de mil computadores, desde sua criação em 2016. Também foram criados 107 pontos de inclusão digital em 67 municípios de cinco territórios.

O CRC-Univasf é o primeiro CRC conveniado ao MCom a funcionar dentro de uma Universidade Federal no Brasil. Para a professora Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, que à época era pró-reitora de Extensão da Univasf e foi a criadora do CRC-Univasf, a cerimônia de certificação dos estudantes representa o sucesso do programa. “É a celebração de um grande esforço que foi empreendido nos últimos anos para chegarmos aqui. A Univasf é uma Instituição inclusiva e é nosso papel garantir a inclusão dos povos ancestrais. A Universidade deve ser repositório e guardiã dessas comunidades”, afirmou.

Durante a solenidade, também houve a entrega simbólica de 100 computadores recondicionados pelo Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac) Organização Não-Governamental (ONG), que atua na área de inclusão digital. As máquinas serão destinadas à abertura de dez novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs), cada um com dez máquinas, em comunidades rurais de municípios da Bahia e de Pernambuco. O presidente do Inac, Júlio Cesar Hessel, destacou que o trabalho do CRC-Univasf e do Inac se complementam. “Esta é a primeira ação fruto da parceria Inac e Univasf. Nós recondicionamos os computadores e a Univasf faz a formação dos estudantes. Outras ações em conjunto ainda virão”, disse.


Doação de 100 computadores para dez novos Pontos de Inclusão Digital. / Foto: Ascom - MCom

O reconhecimento do CRC-Univasf aos parceiros também ficou registrado na solenidade, com a entrega do diploma “Amigo(a) dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais” a lideranças civis e representantes de várias instituições parceiras. O coordenador geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome da Casa Civil da Bahia, Tiago Pereira, foi um dos que recebeu a homenagem. “O Brasil e a Bahia vive um momento ímpar de retomada de um conjunto importante de ações para as populações tradicionais, entre elas o acesso ao conhecimento. Essa retomada das ações do CRC significa que veremos as minorias avançando na direção do conhecimento para melhorar suas condições de vida”, comentou.

O reitor Julianeli Tolentino de Lima ressaltou que o CRC-Univasf tem o papel fundamental de contribuir para a formação e a inclusão das populações tradicionais no mundo digital. “As atividades do CRC-Univasf já permitiram a inclusão digital de muitos jovens, agricultores familiares, quilombolas, indígenas, ribeirinhos e outras populações do semiárido brasileiro se empoderem digitalmente e melhorem suas condições de vida”. Para o reitor, a presença do ministro e da equipe gestora do MCom no evento é um símbolo do êxito da experiência do CRC-Univasf.

O ministro Juscelino Filho destacou a importância da atuação da Univasf no programa e disse que pretende levar a experiência do CRC-Univasf com a inclusão digital das populações tradicionais para outras unidades do CRC. “Muito importante o trabalho que a Univasf vem fazendo através dessa parceria do CRC com o Ministério das Comunicações, possibilitando a oportunidade de ofertar esses cursos a essas comunidades. É um trabalho magnífico, que tem feito a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou.

O evento contou com a transmissão da TV Caatinga e pode ser visto no YouTube.

registrado em: , , ,